Compra de imóvel: quais os custos envolvidos na aquisição

21/01/2022 11:09 - Negócios Imobiliários
Por Negócios Imobiliários
Image

Para realizar a compra de um imóvel com tranquilidade é essencial fazer um planejamento financeiro. E para que esse planejamento seja feito da melhor maneira, é fundamental se informar sobre quais são os custos envolvidos na aquisição de um imóvel. Afinal, uma compra de imóvel envolve mais gastos do que o valor do imóvel em si. 

Dessa forma, nosso objetivo aqui é lhe informar sobre quais são os possíveis custos que você terá ao realizar a compra de um imóvel, para que você possa se preparar para arcar com eles. Assim, você não terá nenhuma surpresa desagradável com gastos inesperados e poderá fazer seu planejamento financeiro com confiança. 

Principais custos relacionados à compra de imóvel: 

Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, mas conhecido como ITBI, é um tributo municipal ou distrital que incide sobre o valor total da transação do imóvel, e que deve ser pago sempre que ocorrer uma transação imobiliária. Mas por se tratar de um tributo municipal, as regras relativas ao pagamento dele podem variar de cidade para cidade. Porém, na maioria das cidades, a alíquota fica entre 2% a 3% do valor total do imóvel. 

Para saber como funciona na sua cidade você pode visitar o site da prefeitura, lá você provavelmente encontrará as informações necessárias sobre o imposto. Ainda vale lembrar que o processo de compra e venda só é oficializado após o pagamento do ITBI. 

Escritura pública

Caso você vá comprar um imóvel através de um financiamento com um banco, você não precisará pagar pela escritura. Acontece que o contrato emitido pelo banco tem, digamos, a mesma força da escritura pública, por isso não é necessário.

Mas se esse não é o seu caso e você vai comprar o imóvel à vista, você precisará da escritura pública, pois é ela que vai decretar a transferência do bem imóvel para você. Nela irá constar tudo o que foi acordado entre as duas partes envolvidas, vendedor e comprador. 

A escritura pública pode ser feita em qualquer cartório de notas, e se você quiser saber sobre os custos com escritura e registro no seu estado, é só acessar o site do Instituto de Registro de Imóveis do Brasil.

Registro do Imóvel

Para que o imóvel seja oficialmente considerado seu, é necessário registrá-lo em seu nome. E para fazer isso é preciso pagar a Taxa de Registro cobrada pelo Cartório de Registro de Imóveis. 

Sobre o valor dessa taxa, ela também varia de estado para estado, e o registro só pode ser feito depois que o ITBI e a escritura pública forem pagos. Com ele realizado, a matrícula do imóvel poderá ser alterada com averbação do nome do novo proprietário ou nova proprietária.

Outros possíveis custos relacionados à compra de imóvel: 

Embora os custos citados acima sejam os principais, para além do custo do imóvel em si, existem mais alguns gastos que você pode ter com a compra de um imóvel como, por exemplo, os gastos com comissões imobiliárias ou taxas de corretagem.  

Portanto, o que aconselhamos é que antes de fechar a compra de um imóvel você busque se informar sobre todos os gastos envolvidos na compra desse imóvel específico, e faça uma estimativa do quanto você precisará desembolsar ao todo. Assim, você poderá ter um controle maior das finanças envolvida na compra. 

Esperamos que este texto tenha te ajudado. Caso você tenha gostado dele e queira ler mais conteúdos como este, é só continuar nos acompanhando por aqui. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..