Na última quarta-feira (05), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga anunciou que o governo iria vacinar as crianças de 5 a 11 anos contra a covid-19 ainda em janeiro. A previsão é que as vacinas da Pfizer cheguem no Brasil nessa quinta-feira (13). Já em Alagoas, a expectativa é que a primeira remessa chegue ainda na sexta-feira (14).

Ao Cada Minuto, mães de crianças alagoanas contaram como está a expectativa para a vacinação e afirmaram que vacinar os pequenos é a melhor maneira de prevenção.

A jornalista Laryssa Sátiro é mãe do João Guilherme, de oito anos. Ambos estão contando os dias para a vacina. “Estamos na expectativa. João está tão ansioso quanto eu. Já disse que quer ir para o local da vacinação uma noite antes de começar e que vai dormir lá para ser o primeiro a ser vacinado”.

Laryssa contou à reportagem que a pandemia causou muito sofrimento e medo, mas que a vacina tem provado que é uma dose de esperança. “Nunca tive medo de reação, a vacina é a esperança. Eu tenho medo do que a doença pode causar. Sou a favor da ciência. E João, apesar de ser uma criança, tem consciência e maturidade”.

A pedagoga Luciene Gomes disse que o filho Ricky Juliano, de seis anos, tem autismo leve associado a altas habilidades, e asma. “Estou na expectativa para que a vacina chegue logo. Ela é a prevenção e mesmo que meu filho pegue a doença, ele terá sintomas leves em caso de contaminação”.

Foto: Cortesia ao Cada Minuto

Para ela, a vacina representa uma vitória e um avanço. Ela também criticou as pessoas que acreditam em notícias falsas. “Não sei como algumas pessoas não são a favor da ciência. São pessoas vislumbradas com politicagem e que acreditam em fake news. São pessoas que não aceitam os avanços da ciência”.

“A criança nasce tomando vacina”

Mãe do Gabriel e Vicente, de 8 e 5 anos, respectivamente, a jornalista Thayanne Magalhães enfatizou que no primeiro dia da vacinação contra a covid-19, levará os meninos. “A criança nasce tomando vacina e ninguém nunca questionou isso. Agora encontramos várias pessoas questionando, compartilhando fake news sobre a vacina. Fico indignada”.

Foto: Cortesia ao CM

A jornalista disse que está trabalhando home office para proteger os filhos antes da chegada da vacina. “Não quero que eles tenham contato com outras pessoas para não pegarem o vírus”. A expectativa dela é que os meninos voltem às aulas presenciais já vacinados. 

Em Alagoas, a população estimada a ser vacinada é de 363 mil crianças.