Mesmo sem ter número contabilizados, o setor de bares e restaurantes de Alagoas foi afetado pelo afastamento de funcionários devido aos sintomas de síndrome gripal.

De acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/ Alagoas), nos últimos dias foi muito alto o afastamento de trabalhadores com sintomas de gripe ou Covid-19, o que acabou afetando o funcionamento dos estabelecimentos.

Com a alta temporada e também a flexibilização das medidas, tem sido grande a movimentação nos bares da cidade. Segundo o presidente da Abrasel, Brandao Junior, esses primeiros dias do ano foram difíceis para o setor.

“Tem sido difícil administrar o aumento do número de cliente com parte da equipe com atestado médico. O setor como um todo sentiu bastante estamos buscando algumas estratégias”, disse Júnior.

Como uma forma recompor a equipe, os empresários adotaram um novo rodízio de escala e também o pagamento de hora extra para os funcionários que continuaram trabalhando.

O afastamento de funcionários por sintomas gripais afetou toda cadeia econômica, como também as lojas do comércio e supermercados.  

De acordo com o gerente de um supermercado na parte alta de Maceió, por dia tem recebido em média de 3 a 4 atestados com pedido de afastamento. “Em alguns casos não temos muito o que fazer não, pois são pessoas do mesmo setor. O único jeito foi apertar a escala”, disse o gerente.