Prefeitura limita capacidade de público em shows e define exigência de "passaporte vacinal"

11/01/2022 16:15 - Geral
Por Gabriela Borba* e Alícia Flores*
Image

Na tarde desta terça-feira (11), a Prefeitura de Maceió se reuniu com representantes dos setores produtivos para orientar e definir sobre os novos protocolos de prevenção e controle da Covid-19 que serão adotados e exigidos pela capital.

O secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, comentou que o índice de mortes em decorrência do vírus está sob controle, mas são necessárias novas medidas preventivas para não chegar a um lockdown, pois a economia não aguentaria. “[São] regras comuns, mas que todo se acostumou e não adota mais”.

Moura falou que bares e restaurantes devem limitar o acesso aos estabelecimentos ao número de cadeiras disponíveis no salão: “Se são 200 lugares, serão apenas 200 acessos”, exemplificou.

“Nada disso é um decreto, é um acordo entre as partes”, afirmou o secretário, mas alertou que todos devem contribuir para as medidas, já que haverá decreto se necessário.

Em eventos e shows, a lotação máxima autorizada será de 75% do local. Também está terminantemente proibida a venda de ingressos físicos.

Para o setor, será necessário ampliar o horário de entrada. “Se o show iria abrir às 21h, deverá abrir os portões às 19h”.

Para ter acesso aos shows e eventos, será exigida a apresentação da carteira de vacinação, e dessa vez serão fiscalizados, também, todos os artistas de Maceió ou de fora, garantiu Moura, acrescentando que o artista e toda a banda têm que estar vacinados.

Ainda segundo Moura, em conjunto com todos, decidiu-se que, às 2h da madrugada, serão encerradas todas as atividades comerciais, exceto farmácias e postos de gasolina. A medida foi questionada pelos representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que estavam na reunião.

A associação propôs a exigência do comprovante de vacinação por bares e restaurantes, com a fiscalização feita pela própria Abrasel.

Fiscalização

De acordo com o secretário, nos espaços “instagramáveis” de Maceió, como a cadeira gigante da orla, a Prefeitura irá fiscalizar e exigir que as fotos sejam tiradas apenas mediante o uso de máscara.

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) irá, a partir desta quarta-feira (12), reduzir a quantidade de cadeiras na faixa de areia da praia. Moura reforçou que a praia não irá ser proibida, mas que haverá disciplina do uso do espaço e em relação ao distanciamento social.

“Vamos cuidar do distanciamento social, está pegando muito mal essas grandes aglomerações”, citou Moura.

A Prefeitura irá ampliar a frota de ônibus de cerca de 20 linhas de maior movimento, durante o horários de pico, para evitar aglomeração.

Estabelecimentos comerciais

Os funcionários deverão “colocar sinalização visível apontando pra necessidade da obediência a todos esse protocolos e orientar todos os seus funcionários a usar máscara”.

O secretário executivo afirmou que a Prefeitura irá expor em locais visíveis o selo “estamos todos vacinados” nas lojas. “Vamos entrar com uma campanha de mídia grande pedindo para as pessoas entrarem só em locais com esses selos”.

“Todos os artesãos, prestadores de serviço da orla, ambulantes e feirantes devem usar máscara e pedir para os clientes usarem”, reforçou.

Também a partir desta quarta-feira, será realizada uma blitz educativa para orientar sobre os protocolos de prevenção contra o coronavírus. “A princípio, será educativa, e depois uma [blitz] punitiva”.

Vacinação de crianças

Moura falou que Maceió dará início à imunização de crianças de cinco a 11 anos na próxima segunda-feira (17). A expectativa é que, na quinta-feira, dia 13, cheguem novas doses da Pfizer ao Brasil, específicas para vacinar crianças a partir de cinco anos.

Segundo o secretário, serão criados quatro pontos temáticos para a vacinação deste público na capital.

Participaram da reunião o secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, a secretária de Saúde, Célia Fernandes, o secretário de Segurança Comunitária, Thiago Prado, o superintendente de Transporte e Trânsito, André Costa, o secretário de Trabalho e Abastecimento, Carlos Ronalsa, a secretária de Turismo, Patrícia Mourão, o secretário de Assistência Social, Carlos Jorge e o secretário de Educação, Elder Maia.

*Estagiárias sob supervisão da editoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..