Negócios Imobiliários
Negócios Imobiliários

Apartamento na planta: 4 cuidados a serem tomados antes da compra

Hiran Malta|

Comprar um apartamento na planta pode oferecer uma série de vantagens, tanto financeiras quanto de personalização da estrutura do imóvel. Mas antes de fazer qualquer investimento desse tipo é preciso tomar alguns cuidados, e é sobre isso que vamos falar aqui.

Se você está considerando comprar um apartamento na planta, fique atento às nossas dicas. Abaixo falaremos sobre quais cuidados você precisa tomar antes do fechamento da compra. 

1. Se informe sobre o histórico da construtora

Viu a propaganda de algum empreendimento e se interessou? Então chegou a hora de se informar sobre o histórico da construtora e da incorporadora responsável (nos casos em que a mesma empresa não desenvolve as duas funções). 

Para isso, pesquise! Se for possível converse com antigos clientes, visite os empreendimentos anteriores dessas empresas para verificar a qualidade do que foi entregue e cheque a reputação delas no setor imobiliário.  

Dessa forma, ficará muito mais difícil se enganar ou ter alguma dor de cabeça durante e depois do processo de compra. 

2. Descubra informações do apartamento na planta

Saber sobre o histórico das empresas envolvidas no empreendimento do seu interesse é muito importante. Mas, saber sobre o empreendimento em si é tão importante quanto. Afinal, só com todas as informações necessárias em mãos é que você saberá se o imóvel corresponde ao que você deseja.

Sendo assim, leia atentamente os materiais de divulgação do imóvel e descubra tudo o que você precisa sobre o projeto. Se informe sobre os acabamentos, descubra o que poderá ou não ser modificado na estrutura do imóvel, observe o sistema construtivo e tudo mais que você considerar relevante para tomar sua decisão.  

Também é importante guardar todo o material que você receber, não só para se planejar e já ir pensando no que você fará no apartamento, mas também para ter uma base de comparação quando o projeto for entregue. 

3. Avalie o custo-benefício do apartamento na planta

É fato que um apartamento na planta costuma oferecer mais vantagens financeiras. Até por apresentar alguns riscos que um apartamento pronto não apresenta, ele tem suas compensações. Porém, essas vantagens não podem servir de desculpa para que não seja feita uma boa avaliação financeira do negócio.

Mesmo se tratando de um apartamento na planta, você precisa avaliar bem o quão financeiramente vantajosa essa compra será para você.

Para isso, busque considerar algumas questões como potencial de valorização do imóvel, prazo de entrega da obra, qualidade dos acabamentos e taxas condominiais. Assim você terá certeza se pode ser um bom negócio ou não. 

4. Analise cuidadosamente a documentação

Por fim, atente-se à documentação e analise o contrato. Inclusive, o auxílio de um profissional da área neste momento pode ser muito bem-vindo. O importante é que alguns aspectos sejam observados antes de qualquer assinatura. Entre eles: possíveis multas em caso de desistência ou descuprimento de cláusulas e garantias com relação a estrutura do imóvel. 

Gostou de saber sobre as formas de pagamento do imóvel? Deseja ler mais textos como este? Se sim, continue atento ao nosso Blog! Estamos sempre trazendo novidades do mundo imobiliário para vocês! 

 

A cool cat.
SOBRE O AUTOR

Tudo sobre mercado e negócios imobiliários.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados