Os dois postos de vacinação em Arapiraca, no Ginásio João Paulo II e no Ginásio da Escola Pedro Reis, funcionam em horário unificado, das 9h às 16h

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou, nesta quarta-feira (15/12), a aplicação da dose de reforço da vacina Janssen, que até então era considerada dose única.

Segundo nota informativa encaminhada a Arapiraca pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Johnson & Johnson apresentou novos dados que reforçam a elevada e duradoura proteção da vacina da Janssen. Segundo o comunicado, a dose de reforço é recomendada devido às variantes do coronavírus que estão surgindo.

Dessa forma, o Ministério da Saúde recomenda a dose de reforço às pessoas que tomaram o imunizante Janssen a ser feito conforme indicações abaixo:

  • Pessoas com mais de 18 anos de idade que receberam o esquema básico (DU);
  • Intervalo de 2 meses para o público tradicional;
  • Intervalo de 28 dias para imunossuprimidos;
  • A dose a ser ministrada é do mesmo imunizante, no caso, Janssen.

Obs.: As mulheres que tomaram a Janssen previamente e, atualmente, se encontram gestantes ou puérperas deverão receber a dose de reforço 5 meses após a dose única e, exclusivamente, com o imunizante Pfizer.

Os dois postos de vacinação em Arapiraca, no Ginásio João Paulo II e no Ginásio da Escola Pedro Reis, funcionam em horário unificado, das 9h às 16h.

Outros Imunizantes

É importante deixar claro que os arapiraquenses que tomaram Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer também precisam tomar a dose de reforço.

De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, enfermeira Mônica Suzy, o intervalo entre a segunda e a terceira dose, nesses casos, deve ser de 5 meses.

“Arapiraca conta, hoje, com dois postos de vacinação contra a Covid-19 disponíveis para receber à população. Vamos juntos vencer a guerra contra o coronavírus”, disse ela.