“Precisamos pensar na política da criança e do adolescente não somente para o futuro, mas principalmente para o hoje”. A afirmação foi feita pela deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL) nesta segunda-feira (6), na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), na entrega de oito veículos para os Conselhos Tutelares dos municípios de Marechal Deodoro, Água Branca, Palestina, Penedo, Craíbas, Inhapi, Piranhas e Joaquim Gomes, adquiridos com recursos de emenda parlamentar. Foram investidos R$ 700 mil para aquisição dos veículos e de kits compostos por geladeira, computadores, impressoras e ar-condicionados.
Nesta segunda, o Secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, esteve na capital alagoana em reunião com Conselheiros Tutelares, Conselheiros de Direitos e Secretários municipais de Assistência Social. Ele veio a Maceió atendendo ao convite da deputada Tereza Nelma que realizou o I Encontro Estadual da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente.
Tereza Nelma ressaltou a importância de capacitar os Conselhos Tutelares, promover as atualizações necessárias para uso adequado do Sistema de Informação Para Infância e Adolescência (SIPIA) para que os dados sejam inseridos corretamente e sirvam de indicadores para implementação das políticas públicas. “Temos que lutar para dar os subsídios aos conselheiros tutelares, unir forças para combater a violência, a exploração, os abusos sexuais e proteger nossas crianças e jovens”, afirmou a deputada.
O secretário anunciou as mudanças, fez o alerta e o apelo para que as prefeituras em consonância com os conselhos tutelares participem dos editais para garantirem a modernização dos serviços e das estruturas dos órgãos.
“Estar hoje no encontro com a rede em Maceió é muito importante para compartilhar as informações da política nacional. É essencial a capacitação do sistema, o Sipia, para construir as políticas públicas. Muitas vezes perguntamos quais são as violações que as crianças sofrem nos territórios e os gestores não sabem dizer. O disque 100 é um espelho da realidade, mas não é a realidade. Poder público é produzir e registrar, registrar no sistema de informações da sua política”, disse Mauricio Cunha.
O conselheiro Edmilson Araújo avaliou o Encontro como algo necessário que facilitará o trabalho do dia a dia. “O que vimos aqui vai melhorar o atendimento que fazemos no conselho. Agradeço muito a deputada por ter pensando em nós com essa iniciativa e por ter destinado recursos para nossa cidade, Piau-Piranhas, dando prioridade absoluta para as nossas crianças e adolescentes”, disse Edmilson.