Manual para avaliar construtoras: 4 dicas do que observar antes de fechar negócio

06/12/2021 15:43 - Negócios Imobiliários
Por Negócios Imobiliários
Image

Quem pensa em adquirir um imóvel novo, seja para morar ou investir, deve estar ciente da importância de escolher uma boa construtora. Afinal, é fundamental que a empresa escolhida seja de confiança, com um histórico de construções de qualidade e boa reputação de entregas.

Mas como saber se está fazendo a escolha certa? Nem todos que querem realizar esse tipo de compra sabem que aspectos devem ser avaliados nesse sentido. Por isso, nós viemos para ajudar! Reunimos neste post algumas dicas para evitar que você tenha dores de cabeça no futuro. 

Quer saber que dicas são essas? Então, confira abaixo tudo o que você deve observar em uma construtora de imóveis para fazer uma escolha segura.

1. Pesquise sobre o histórico da construtora de imóveis

Uma boa maneira de saber se a construtora responsável pelo imóvel que você quer é confiável é pesquisando o histórico dela. Com a disponibilidade de um recurso como a internet, isso nunca foi tão fácil. 

Então, sem desculpas! Visite o site da empresa, suas redes sociais, leia os comentários dos clientes e veja se há, quantas e quais são as reclamações nos órgãos de defesa do consumidor como o Procon ou em sites como o Reclame Aqui.

Os canais de comunicação também podem ser reveladores, pois comentários de clientes nas redes sociais da empresa são capazes de mostrar o que você quer e precisa saber. Eles também ajudam a checar se há facilidade dos clientes entrarem em contato com a construtora em questão. 

Além disso, outra boa dica é verificar quais são os profissionais envolvidos na construção do empreendimento, como engenheiros, arquitetos e administradores. Saber sobre a reputação deles pode fazer você sentir a necessidade de recuar ou dar mais confiabilidade para fechar o negócio. 

Por fim, não se esqueça de se informar sobre o tempo em que a construtora atua no mercado, se ela recebeu prêmios e certificações e, claro, sua solidez financeira. 

2. Verifique a qualidade dos imóveis que já foram entregues

Mais uma ótima maneira de saber se você está fazendo a escolha certa é conferindo a qualidade dos empreendimentos dessa construtora de imóveis que você está considerando. 

Como fazer isso? Você pode visitar showrooms e a própria construtora para obter mais informações. No entanto, talvez a melhor maneira de realizar essa tarefa seja visitando os imóveis que já foram entregues. 

Ao visitar esses empreendimentos, você poderá conferir pessoalmente o acabamento deles, além de também poder avaliar a estrutura do condomínio e até mesmo a decoração das áreas comuns. 

Na visita, se houver a possibilidade, converse com algum proprietário. Ninguém melhor do que quem já adquiriu algum imóvel da construtora para esclarecer dúvidas a respeito da estrutura do imóvel, prazo de entrega e nível de satisfação. 

3. Veja como a construtora de imóveis trata seus clientes 

O atendimento ao cliente é um fator fundamental a ser observado. Afinal, durante o seu processo de compra, provavelmente será necessário entrar em contato com a construtora algumas vezes. Logo, é importante saber se ela trata bem seus clientes e se tem uma boa disponibilidade de atendimento. 

Sendo assim, veja se a empresa é transparente, se mantém seu público atualizado sobre as suas ações, se é atenciosa no atendimento e se tira dúvidas sem dificuldades.

4. Considere contratar uma imobiliária

Além de tudo o que já citamos, é importante também que você considere contratar uma boa imobiliária para auxiliar nesse processo. Uma imobiliária de confiança poderá, com seus profissionais, não só acompanhar e ajudar nas questões burocráticas, mas também na seleção de construtoras e imóveis. Dessa forma, ficará mais fácil encontrar o imóvel ideal para o seu investimento. 

Gostou das nossas dicas de como encontrar uma construtora de imóveis ideal para o seu perfil? Deseja ler mais textos como esse? Então, continue nos acompanhando por aqui

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..