A retirada irregular de palhas de coqueiros para confecção de souvenirs está provocando a morte de diversas palmeiras. A denúncia foi feita por empresários do setor hoteleiro de Maceió nesta sexta-feira, dia 19.
Em entrevista ao CadaMinuto, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH/AL), Ricardo André Duarte Santos, comentou que com a chegada dos turistas é comum ver pessoas vendendo flores e outros itens confeccionados com as palhas dos coqueiros. “Porém o que é preocupante é que o material utilizado é o broto e quando retirado de forma inadequada o coqueiro morre”, acrescentou.
Santos disse ainda que já é possível constatar que alguns coqueiros plantados há pouco tempo morreram. “Estamos correndo sério risco de perder os coqueiros mais baixos”, alertou o presidente da ABIH/AL defendendo que “esses espécimes são patrimônio nosso e se a prática perdurar vamos perder a beleza característica de nossa orla”.
O proprietário de uma pousada localizada no bairro da Pajuçara, que preferiu não se identificar, revelou que já conversou com alguns artesãos para que façam a retirada adequada da matéria prima, mas eles alegam que como não tem equipamentos apropriados retiram as palhas dos coqueiros mais baixos.
“Infelizmente os vendedores não demostram nenhum interesse em fazer a retirada de forma adequada e o que vejo é que vários coqueiros já morreram”, comentou.
Em nota a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) informou que tem desenvolvido diversas ações com os fiscais de apoio para coibir e orientar os artesãos a não retirarem as palhas desses coqueiros.
A Semscs também orienta que a população também acione o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), grupamento especializado para danos ambientais, por meio no número 190.
*Estagiária sob supervisão da editoria