No seu entender, esse e o remédio para a saúde do tradicional clube da terra de Manoel André
Tradicional Clube está em processo de permuta em razão de uma dívida de R$ 1.2 milhão e o caso divide opiniões. A instituição tem 73 anos de fundação e representa uma testemunha viva da memória, da história econômica, social da cidade mais importante do estado de Alagoas que em 2024 está completando o seu centenário de emancipação política.
“Como não sou profissional médico para prescrever, indico um bom remédio para a saúde do Clube dos Fumicultores.
Projeto de Lei nº.........de....de 2021
Tomba como patrimônio do município de Arapiraca, o Clube dos Fumicultores, como bem cultural e material e dá outras providências.
Art. 1º Fica tombado o Clube dos Fumicultores, como patrimônio histórico, cultural e material do município de Arapiraca.
Art. 2º Ficam impostas ao Clube dos Fumicultores, mencionado no caput do art. 1º, as restrições necessárias, impedido legalmente a sua destruição e descaracterização do seu aspecto urbanístico e arquitetônico - histórico original.
Parágrafo único. Quaisquer obras ou alterações no imóvel de que trata o art. 1º objeto deste tombamento, deverá ser previamente analisada e aprovada pelo órgão competente.
Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Arapiraca, .......de....................de 2021
Fulano(a) de tal
Vereador(a)
JUSTIFICATIVA
Senhor presidente,
Senhores(as) vereadores(as):
Considerando ser o Clube dos Fumicultores um valioso patrimônio histórico, hoje com mais de 70 anos de existência, que já foi palco dos mais variados acontecimentos, desde concorridos eventos sociais, shows monumentais com a participação de renomados artistas, conjuntos notáveis, bandas e orquestras famosas, bailes memoráveis, sobretudo bailes carnavalescos, de formaturas, animados simpósios, festas juninas; foi também, palco de célebres encontros, conferências, palestras, como também movimentadas convenções partidárias, apurações de pleitos eleitorais e pasmem, serviu até mesmo de “Fórum”, quando Arapiraca ainda não dispunha de prédio próprio destinado à Corte de Justiça.
Considerando ainda que, hoje no salão de festas do Clube dos Fumicultores existe um imenso mural concebido e executado pelo renomado artista plástico Ismael Pereira, descrevendo fluxogramaticamente o iter da pujante atividade fumageira que elevou Arapiraca a ser considerada a “CAPITAL BRASILEIRA DO FUMO”. A obra de arte em comento é tombada para o Patrimônio Histórico do Município de Arapiraca, com fulcro no Projeto de Lei 2913 de 2013, de autoria da vereadora Gilvânia Barros.
Em face dos expostos bem fundamentados considerandos, alvitramos pelo tombamento do quase centenário e valioso patrimônio histórico em comento.
Quero deixar bem claro que o tombamento não impedirá que o Clube dos Fumicultores seja alugado, arrendado, ou até mesmo vendido, mas, calma gente! Quaisquer desses modus operandis terá que, com base no direito administrativo e na mais que octogenária Lei do Tombamento, considerar e respeitar a inamovibilidade de suas instalações físicas e preservação original de suas características urbanas e arquitetônicas. Dura lex sed lex.
Meu querido Clube dos Fumicultores de Arapiraca, conte com Ismael Pereira nesta muralha de peitos livres em sua defesa”.
ISMAEL PEREIRA é artista plástico, poeta, escritor e bacharel em Direito.