A vereadora Teca Nelma realizará uma audiência pública para avaliar as ações do Outubro Rosa, realizadas no município, quanto à prevenção e combate do câncer mama. A audiência será nessa sexta-feira, às 9h, no plenário da Câmara Municipal. “É importante que haja esse balanço, principalmente para avaliarmos se essas ações estão chegando, de fato, às mulheres, que são o público-alvo da campanha”, disse Teca.

Teca avalia que as ações realizadas pela prefeitura foram escassas, diante da demanda de mulheres que buscam atendimento nos equipamentos de saúde do município. “Grande parte das ações partiram das instituições e ONGs de acolhimento que combatem o câncer de mama e de útero. Todas vestimos rosa e corremos atrás da garantia dos nossos direitos, como agilidade nos exames, tratamento digno e, principalmente, dar visibilidade à prevenção”.

A vereadora acompanhou de perto várias ações que aconteceram por toda Alagoas, através da campanha Guerreiras pela Vida, em parceria com a deputada federal Tereza Nelma e a Casa Rosa de Maceió. “É frustrante ver o quanto a saúde das mulheres segue sendo negligenciada, inclusive com a falta de exames essenciais para a detecção do câncer de mama, em órgãos de saúde que deveriam ser referência nesse atendimento à população”, reiterou ela.  

Teca reafirma que o mais importante é que a casa legislativa cumpra o seu papel de ouvir o povo. E, por isso, mulheres e homens estão convidados para debater esse tema na audiência pública.  “A população terá voz e a oportunidade de apontar as deficiências nesses atendimentos. Só assim poderemos dar andamento a essas demandas, principalmente para que essa prevenção ocorra durante todo o ano, não só em outubro”, completou Teca.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam que, para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.