Prefeito é aliado do Governador Renan Filho e do senador Renan Calheiros e está bem afinado com o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira
O prefeito Luciano Barbosa (MDB) é o que pode se chamar de um jogador muito versátil e hábil para jogar em todas as posições com vistas às eleições 2022. Aliado do governador Renan Filho (MDB) e do senador Renan Calheiros (MDB) está muito bem afinado com o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) que vem liberando emendas bem generosas para Arapiraca nessa terceira gestão de Barbosa.
Possível pré-candidato ao Senado, e favorito nas pesquisas o governador Renan Filho, está preocupado na formatação de um nome viável da sua extrema confiança para disputar o governo em 2022. O segundo problema, é entregar o governo por nove meses a partir de abril de 2022, a um deputado estadual que pode ser Marcelo Victor, aliado de Arthur Lira.
Acidente de percurso
A eleição vitoriosa de Luciano Barbosa em 2020 para a prefeitura de Arapiraca foi um acidente de percurso nos planos de Renan Filho que vinha preparando Luciano Barbosa desde o primeiro governo para substituí-lo. Inclusive dando oportunidade de ocupar sua cadeira no governo em vários momentos. Eleição ganha com ampla vantagem o governador teve que engolir “atravessado”.
Eleições 2022
Evidente que Luciano Barbosa apoiará o governador Renan Filho no seu projeto político de chegar ao Senado, muito bem avaliado no seu segundo governo, tem o seu caminho asfaltado para chegar ao Senado. Já Luciano Barbosa tem pretensões de eleger o filho Daniel Barbosa para a Câmara dos Deputados.
No MDB, o garoto de Liverpool, como é rotulado nas redes sociais em Arapiraca, não terá chances. O MDB conta e apoia a reeleição de Isnaldo Bulhões que pode puxar o atual secretário de Estado de Segurança Pública. Alfredo Gaspar. Luciano no seu objetivo, visa o plano B, que seria filiar o filho no PP de Arthur Lira, que tem compromisso com o deputada estadual Jô Pereira que poderá ir para a disputa de federal, impossibilitando a pretensão de Luciano Barbosa em favorecer o filho.
No último dia 30 de outubro, em um evento político em comemoração aos 97 anos da emancipação de Arapiraca, no auditório do Sesc, o deputado federal Arthur Lira, “lançou” o nome de Daniel Barbosa para a Câmara Federal. O herdeiro de Barbosa, apesar de não ter cargo formal na prefeitura, vem participando ativamente da vida pública arapiraquense, desde que voltou de uma especialização fora do país.
“Leva Daniel, esse nome de Arapiraca para Brasília se Deus quiser, e venha com força para prestar um grande serviço para Alagoas”, disse Lira, na abertura do seu discurso no evento, provocando aplausos de boa parte da plateia presente no local, formada por prefeitos do interior alagoano e autoridades e convidados locais.
Após o discurso de Lira, entrevistado por um portal local, Daniel não quis antecipar sua candidatura, mas aproveitou para alfinetar parlamentares alagoanos na Câmara dos deputados. “Ainda acho cedo pra falar, mas se me for dada a oportunidade, vou honrar muito e trabalhar para que esse mandato seja para o povo de Alagoas e em especial de Arapiraca. Eu acho que a grande questão são aquelas pessoas que tiveram oportunidade de nos representar e nada fizeram, alfinetou Daniel Barbosa.