Fundador de Arapiraca é pouco lembrado nos 97 anos da emancipação de Arapiraca

26/10/2021 10:25 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

Busto de Manoel André está desconhecido sem nenhuma placa de identificação 

Cantado nos versos do professor Pedro de França Reis no Hino de Arapiraca como um sertanejo cheio de fé, o fundador de Arapiraca Manoel André Correia, tem o seu busto na rua do Comércio sem nenhuma identificação e o local muito mal cuidado pela atual gestão. 

O sertanejo de Cacimbinhas, chegou às terras onde atualmente se localiza a cidade de Arapiraca em 1848 com toda a sua família cujas terras foram compradas pelo seu sogro Cel. Amaro da Silva Valente. O objetivo seria para cultivar mandioca em suas terras férteis.  

Oito anos depois da sua chegada a Arapiraca, falecia o primeiro habitante do então povoado em 1855. Dona Maria Valente, esposa de Manoel André, vítima do cólera. Em 1864, Manoel André mandou construir a primeira igreja em Arapiraca, no mesmo local onde sepultou a esposa, ao lada da sua casa. 

Anos depois a igreja foi totalmente reformada e ampliada, é a atual igreja do Santíssimo, antiga Matriz na Praça Manoel André. Pela sua importância, coragem, persistência, o fundador da cidade mais importante do interior de Alagoas merece ser melhor respeitado e reverenciado.

Pela sua coragem é importante, o reconhecimento ao desbravador que, a bem da verdade, no que pese ter sido o fundador de Arapiraca, Manoel André, é pouco reverenciado na cidade por ele fundada. Sendo lembrado apenas em uma praça que leva seu nome, que foi reformada na segunda gestão da então prefeita Célia Rocha. 

Com a revitalização, seu busto com pedestal foi retirado de um local destacado e bastante visível, inclusive com uma placa de identificação da Câmara Júnior que patrocinou a construção e foi a autora da homenagem ao fundador da cidade. 

É importante lembrar que na época, presidia o Capítulo da Câmara Júnior em Arapiraca, o ex-vereador e ex-deputado estadual e artista plástico Ismael Pereira. Para custear a iniciativa promoveu um grandioso evento, o “Show Monumento”, no Clube dos Fumicultores, com a presença marcante do rei Roberto Carlos, com o objetivo de angariar recursos objetivando erguer um busto em homenagem ao fundador da cidade – Manoel André.

O show foi uma verdadeira apoteose, lotação esgotada. Após pagar o cachê do famoso Rei da Jovem Guarda, foi registrado um expressivo superávit, o bastante para arcar com as despesas inerentes da obra de arte, que foi modelada em Pão de Açúcar, pelo exímio escultor/modelador João Lisboa, de saudosa memória. A obra ficou perfeita! fez jus ao talento do grande mestre alagoano, e satisfez plenamente as expectativas, e o custo justificou generosamente o benefício.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..