Coalizão de movimentos negros entrega dossiê a Renan Calheiros para inclusão de genocídio negro em relatório final da CPI

16/10/2021 14:10 - Política
Por Redação*
Image

O senador por Alagoas, e relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros recebeu um dossiê da Coalizão Negra por Direitos, relatando os impactos sanitários, sociais e econômicos da pandemia na população negra brasileira, para incluir no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito.

A Coalizão Negra por Direitos reúne 250 organizações, entidades e coletivos do movimento negro brasileiro. O dossiê foi entregue na quinta-feira (14) e pede que Renan inclua o “genocídio negro e os impactos sociais e econômicos negativos que essa gestão pandêmica gerou a população negra e povos tradicionais (indígenas e quilombolas)” no relatório final da CPI.

Segundo a entidade, “a gestão negligente e criminosa do governo Bolsonaro foi um dos instrumentos mais eficazes para o avanço do genocídio negro no último século“.

“Os dados trazidos pelo dossiê apontam a maior letalidade da covid-19 na população negra brasileira e como se agravou nesse período o acesso dessa população a direitos humanos como alimentação, saúde, emprego, educação e saneamento básico“, diz trecho do documento.

O grupo afirma ainda que “a gestão da pandemia é racista e genocida, o que agrava a situação de risco e constantes ameaças às vidas pretas no Brasil“. Segundo o dossiê, são os negros que se deslocam por maiores distâncias para ir ao trabalho, que mais sofrem de comorbidades como hipertensão, diabetes e anemia falciforme e que não têm acesso a itens de higiene.

O documento cita um estudo que aponta que 55% dos negros mortos durante um período da pandemia vieram a óbito por causa da doença, enquanto a proporção entre brancos foi de 38%. A coalizão também pontua que a 1ª vítima fatal da covid-19 no Brasil foi uma empregada doméstica negra, de 57 anos. Ela morreu em 12 de março de 2020, no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio, em São Paulo.

 

*Com Agências

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..