Tereza Nelma entrega Plano de Rede que integra atendimento para as pessoas com autismo em Maceió

15/10/2021 10:30 - Política
Por Assessoria
Image

Foi entregue ao prefeito de Maceió, JHC, nesta quinta-feira (14), no auditório do IFAL, o Plano Municipal da Rede Integrada de Cuidado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo (RETEA), uma ação inovadora e pioneira no Brasil que teve como ponto de partida uma iniciativa da deputada federal, Tereza Nelma (PSDB-AL) em destinar R$100 mil para qualificar os servidores das áreas da Saúde, Educação e Assistência Social que conjuntamente elaborou o plano. O curso foi realizado pela Associação Pestalozzi de Maceió em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

O Plano foi coordenado por um grupo de pesquisadores e especialistas de várias entidades, pela deputada Tereza Nelma e a vereadora por Maceió, Teca Nelma, com as equipes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de Maceió. O objetivo do trabalho é oferecer orientações relativas ao cuidado às pessoas com TEA no município, a sua inserção cidadã no sistema da rede de habilitação e reabilitação, educação e assistência, edificando uma Rede de Cuidados à pessoa com TEA, multidisciplinar e integrada por todos os entes públicos municipais que prestam algum tipo de serviço a esta camada da população.

Estudos atuais apontam que, a cada 54 nascimentos, existe um caso de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Segundos os especialistas, o diagnóstico e intervenção precoces são essenciais, bem como a integração dos serviços em saúde, educação e assistência social baseada em evidências.  Em Maceió, Tereza Nelma quando era vereadora, em 2016, criou a Lei Municipal N° 6.529/16 da Política Municipal de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, em acordo à Lei Federal N° 12.764/12.

“Desde que fui eleita dizia que o meu compromisso seria implantar a Rede de Atendimento à Pessoa com autismo. Pela primeira vez, no Brasil, uma cidade cria uma Rede que vai atender a esse público de forma conjunta, integrada. Hoje temos quase duas mil crianças esperando vagas no município de Maceió. Uma mesma criança está em três ou quatro órgãos fazendo o mesmo atendimento enquanto outra está sem vaga. O sistema vai permitir o monitoramento, porque o que precisamos é de gestão, de organização e de qualificação para os servidores para que eles saibam atender essas pessoas com conhecimento”, ressaltou Tereza Nelma. “É um grande sonho enxergar, integrar e buscar o usuário que precisa de atendimento. Já tenho décadas da minha vida dedicadas às pessoas com deficiência, são 38 anos, e hoje com esse plano, me sinto muito realizada”, salientou a deputada que já assegurou recursos de 200 mil reais para que em 2022 sejam ofertados cursos, oficinas, supervisões e trabalho de orientações com as famílias.

A vereadora Teca Nelma ressaltou a importância de Maceió abraçar essa causa e ser inovadora no atendimento das pessoas com autismo. “Eu estou muito honrada e feliz porque para mim hoje é um marco muito grande, o curso ofertado é uma transformação para Maceió e para mim é suprassumo que a gente tem quando falamos de políticas públicas. Não adianta a gente gerar mais gastos para a máquina pública sem pensar no que a gente já tem. Temos uma dificuldade muito grande de encontrar o nosso aluno, nosso paciente, a pessoa que está na Assistência Social porque a gente não tem um cadastro único no nosso município e esse mesmo aluno passa por todas as esferas. O assistencialismo que a gente propõe tem que ser completo”, defendeu Teca.  “Parabenizo a deputada pelo empenho e por ter acreditado e ter conseguido implantar em Maceió a Rede de Atendimento para uma camada da população carente de atenção, carente de políticas públicas e de serviços. Vamos acompanhar e buscar a efetividade do Plano”, acrescentou a vereadora.

O prefeito JHC se comprometeu com a população de executar o Plano em Maceió e aprimorar o atendimento. Ele disse que entende o tamanho dos desafios, que são enormes, mas que todos serão superados. “Somente com esse esforço conjunto conseguiremos vencer os obstáculos em Maceió. Precisávamos de um norte e nada melhor do que o conhecimento de pessoas especializadas na área e do apoio político também. Tereza Nelma, que milita nessa área há tanto tempo, recebe a nossa gratidão e nosso carinho. Maceió vai avançar e trazer o que há de melhor nos serviços voltados para a pessoa com autismo”, destacou o prefeito.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..