Casa ou apartamento: descubra as vantagens e desvantagens de morar em cada um

15/10/2021 11:23 - Negócios Imobiliários
Por Negócios Imobiliários
Image

Na hora de investir em um imóvel para moradia podem surgir algumas dúvidas, entre elas a escolha por casa ou apartamento. Embora algumas pessoas tenham seu favoritismo declarado, a diferença de fatores como segurança, comodidade e espaço pode fazer opiniões balançarem. 

Foi pensando nisso que decidimos te apresentar as vantagens e desvantagens de cada escolha para que você possa decidir com segurança no que é melhor investir. Então, quer saber os prós e contras de cada um? Confira abaixo!

Casa ou apartamento? Vantagens e desvantagens de cada um 

 

Espaço 

Uma das vantagens das casas é que elas costumam oferecer mais espaço do que os apartamentos. Embora existam apartamentos grandes, maiores do que muitas casas até, eles tendem a custar mais caro do que uma casa de mesmo tamanho. Logo, o espaço pode ser considerado uma vantagem a favor das casas. 

Privacidade

Outro quesito que faz as casas saírem na frente é o da privacidade. Casas costumam proporcionar mais liberdade para seus moradores, tanto que a privacidade e a quase ausência de regras é um motivo relevante para que muitas pessoas optem por esse tipo de moradia. 

No entanto, é preciso avaliar os hábitos da vizinhança e a distância entres as casas na rua. Pois, dependendo dessas particularidades, algumas questões, como barulho, por exemplo, podem causar o mesmo incômodo que causariam se tratasse de um apartamento vizinho.  

Segurança

Já sobre o fator segurança, apartamentos tendem a oferecer mais vantagens. Isso porque, atualmente, a maioria dos edifícios contam com sistemas de segurança 24h, equipados com câmeras de vigilância, alarmes e portões eletrônicos, além de trabalharem com profissionais que fazem o controle da entrada e saída de pessoas no imóvel. 

Ademais, a proximidade dos apartamentos pode servir como fator inibidor para a atuação de criminosos. Se tratando de uma casa, a menos que ela esteja localizada dentro de um condomínio fechado bastante seguro, todos os cuidados relativos à segurança, e as despesas resultantes disso, ficarão a cargo do proprietário da residência. 

Comodidade

A comodidade é mais uma das vantagens oferecidas pelos apartamentos. Afinal, é muito mais fácil fazer a manutenção de um apartamento do que de uma casa, uma vez que nos edifícios cada morador é responsável apenas pela manutenção da sua unidade. Os serviços relativos às áreas comuns são realizados por funcionários que são pagos por meio das taxas condominiais. 

Por falar em áreas comuns, parte da comodidade oferecida pelos edifícios também se deve a elas. Como hoje em dia muitos prédios são bem equipados, contando com áreas de lazer completas, além do já tradicional espaço fitness, os moradores não precisam se deslocar para longe dos seus apartamentos para terem acesso a esses serviços. Um benefício que proporciona conforto e economia. 

E aí, já decidiu entre casa ou apartamento? Esperamos que essas dicas possam ter lhe ajudado a escolher! Continue lendo o blog para saber mais sobre esses e outros assuntos do mundo imobiliário. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..