Praia do Patacho, em Porto de Pedras premiada com selo Bandeira Azul

11/10/2021 12:36 - Interior
Por Assessoria
Image

A temporada de verão de 2021/2022 no Brasil vai contar com recorde de praias premiadas com a Bandeira Azul, principal certificação internacional dedicada à gestão ambiental sustentável. Entre as 22 está a praia do Patacho, em Porto de Pedras, já considerada uma das mais bonitas do mundo. O anúncio confirma as indicações realizadas pelo júri nacional do programa, composto pelo Ministério do Turismo e outros órgãos do país.  A cerimônia de entrega da bandeira está marcada para o dia 15 de dezembro.

Para o prefeito Henrique Vilela, receber a bandeira não é apenas conquistar a maior premiação global , por uma entidade internacional como a Foudation for Envairoment Education -FEE, mas saber que a administração das ações do turismo estão no caminho certo.

secretária Zélia Cavalcanti acrescenta que em um país com 7.500 km de costa e mais de 2 mil praias, ser uma das únicas 4 do Nordeste- as outras três ficaram com a Bahia- só aumenta a responsabilidade com a qualidade da água, que hoje segue padrões internacionais de balneabilidade, segurança e gestão ambiental. "Temos um trabalho de parceria com a Sedetur, a secretaria municipal de Meio Ambiente , Comtur e a comunidade. A premiação é de todos", conclui.

Porto de Pedras tem um compromisso com a preservação do turismo ambiental, sustentável e de base comunitária.. O empenho é para sempre ofertar locais limpos, preservados e aptos para que os nossos turistas possam aproveitar, não apenas o Patacho, mas as praias do Centro, de Lajes e de Tatuamunha.

Para se qualificar para o Bandeira Azul, o município cumpriu uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social .O principal objetivo do Programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.

A coordenadora do Programa Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi, que há 15 dias visitou a área do Pataacho, destacou que a premiação vem para vencer os desafios encontrados nos últimos tempos. “Por conta da pandemia, houve dificuldade para alguns em realizar testes de balneabilidade da água e certas atividades relacionadas ao programa. No entanto, com a ajuda de nossos parceiros, todos os critérios foram cumpridos, ganhando reconhecimento do júri nacional e internacional”, concluiu.

Com a Bandeira Azul, a área da praia terá um código de conduta com regras mais rígidas e que precisarão ser cumpridas por todos: turistas e comunidade para proteger o ambiente marinho e costeiro

Além do MTur, também fazem parte do Júri Nacional do Programa os ministérios da Educação e do Meio Ambiente, a Secretaria de Coordenação e Governança Patrimônio da União do Ministério da Economia, o Instituto Ambientes em Rede, a Associação Náutica Brasileira - ACATMAR, a Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, a Fundação SOS Mata Atlântica, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e a Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente - ANAMMA . Anualmente, as entidades se reúnem para aferição do cumprimento dos critérios e deliberação sobre quais praias, marinas e embarcações serão submetidas ao Júri Internacional.

Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável em áreas de água doce e marinhas. O Programa desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.

O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education (www.fee.global), uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do Programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede (www.iarbrasil.org.br).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..