A Prefeitura de Marechal Deodoro atualizou, nesta terça-feira (1), a situação do município após as fortes chuvas. Ao todo, 36 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas. A previsão é que, caso não volte a chover, o nível da lagoa Manguaba comece a baixar gradualmente, reduzindo os alagamentos.

De acordo com o relatório divulgado, a Prefeitura segue realizando visitas e acompanhando as áreas de risco e os abrigos. Até o momento, sete famílias — totalizando 28 pessoas — estão desalojadas e foram acolhidas temporariamente por parentes ou amigos.

Em relação aos desabrigados, há quatro famílias, somando 13 pessoas, que estão acolhidas nos abrigos oficiais do município, onde recebem alimentação, atendimento médico e apoio psicossocial.

Ainda segundo o relatório, as águas do Rio Paraíba, que cortam as cidades de Capela e Cajueiro, permanecem em cota de atenção e já atingiram o limite de escoamento para a Lagoa Manguaba.

O Rio Sumaúma, em Taperaguá, também transbordou, mas não foi necessário retirar moradores da região. Já no Beco do Regata, no Barro Vermelho, a água da lagoa invadiu algumas residências, e parte das famílias foi acolhida em abrigos da Prefeitura ou por parentes.

Nos povoados Auxiliadora e Riacho Velho, a lagoa também invadiu algumas casas. Apesar das orientações do município, os moradores optaram por permanecer em suas residências.

*Estagiário sob supervisão da editoria

 

Foto de Capa: TV Ponta Verde