Padre Odilon será homenageado com escultura em bronze na Praça Monsenhor Macedo

11/10/2021 11:37 - Roberto Gonçalves
Por Tribuna do Sertão
Image

Padre Odilon faleceu em dezembro de 2015 e foi sepultado na Praça Bom Pastor, ao lado da Catedral, lugar reservado aos Bispos da Diocese.

O Município de Palmeira dos Índios ganhará amanhã (12) mais uma escultura – desta feita confeccionada em bronze – pelo artista de Petrolina Ranilson Viana.

A obra do artista pernambucano será erigida em um pedestal na Praça Monsenhor Macedo, que possui um busto em sua homenagem, considerado o construtor da Diocese local.

O lugar onde será afixada a escultura recebeu críticas de católicos e historiadores por ser dedicado exclusivamente ao Monsenhor Macedo.

“A homenagem com a nova escultura merecia um lugar exclusivo no município”, disse um católico que não quis se identificar.

A estátua homenageia Odilon Amador dos Santos, Padre e educador, que durante 6 décadas atuou na região palmeirense.

Nascido em Pão de Açúcar, ainda jovem Odilon veio morar em Palmeira dos Índios, em razão de sua família ter sido vítima da perseguição do cangaço, mas  logo cedo seguiu sua vocação religiosa, estudando em Maceió, voltando depois de sua formatura à terra natal para ser ordenado sacerdote em 1952, aos 23 anos de idade.

Em 1955, a convite do então Padre Francisco Xavier de Macedo, pároco da Matriz de Nossa Senhora do Amparo, veio residir em Palmeira dos Índios e foi nomeado vigário auxiliar do Padre Macedo.

A Partir daí, padre Odilon assumiu a paróquia da Matriz, até 1978, quando se afastou do ministério sacerdotal. Retornando ao exercício do sacerdócio Ministerial, reassumiu a paróquia em 1984, permanecendo em sua administração até o ano de 2014.

Paralelo às atividades religiosas do Padre Odilon, como era mais conhecido, foi diretor de colégios na cidade (Ginásio Sagrada Família e Colégio Estadual Humberto Mendes) e foi fundador e coordenador da FACEPI, que foi instituída pela Lei Municipal nº. 622, de 02 de agosto de 1966, que tinha como finalidade assegurar a instrução, educação e cultura ao povo palmeirense com a colaboração do Estado, da União e de outras entidades educacionais e culturais. A FACEPI era assemelhada à atual Secretária Municipal de Educação de Palmeira dos Índios.

Sua forte influência perante a comunidade católica o fez ganhar a consideração e admiração por parte de toda a população, em razão dos seus exemplos de bondade e fraternidade.

“Era considerado por muitos o ‘bispo de fato’ da cidade, tamanha sua autoridade e respeito que adquiriu da comunidade religiosa”, dizia o advogado Everaldo Damião.

Padre Odilon faleceu em dezembro de 2015 e foi sepultado na Praça Bom Pastor, ao lado da Catedral, lugar reservado aos Bispos da Diocese.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..