Mais de 50% da área está ociosa e coberta pelo matagal
O Distrito Industrial de Arapiraca foi construído há mais de duas décadas às margens das rodovias AL-115 e AL-485, no bairro Boa Vista. A área tem toda infraestrutura necessária para o funcionamento de indústrias e empresas de grande porte, além da localização estratégia, às margens de duas rodovias estaduais e a 10 minutos do Centro de Arapiraca. No entanto, o Distrito Industrial está com mais da metade de sua área ociosa e praticamente abandonado pelo poder público municipal.
A reportagem da 91 FM esteve no local e conversou sobre essa situação de abandono com o senhor José Marinho, morador antigo e líder comunitário da Baixa da Hora, comunidade localizada ao lado do Distrito Industrial, às margens da AL-485, no bairro Boa Vista. Para ele, que presenciou o “nascimento” e toda estrutura, o Distrito Industrial está “morrendo”.
“Essa área aqui era terreno com plantação de fumo, até que, na época, o prefeito José Alexandre, com maior sacrifício, comprou o terreno, caríssimo, e doou para as empresas. A primeira empresa a se instalar foi a Coca-Cola. No começo, o Distrito Industrial era um paraíso, com muita gente trabalhando, muito movimentado, mas agora está morto”, lamenta.
No entanto, o projeto ficou no papel. De lá para cá, a situação piorou, pois outras empresas que eram instaladas no local se mudaram para outras áreas de Arapiraca ou outras cidades. Agora existem rumores de que será construído um novo distrito industrial em Arapiraca, obra onde serão investidos mais dinheiro público, caso se concretize.
O NN1 entrou em contato com a Prefeitura de Arapiraca, solicitando, da atual gestão, um posicionamento em relação ao Distrito Industrial: Será revitalizado ou ficará abandonado, caso seja construído um novo? Em resposta, a assessoria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Arapiraca enviou a seguinte nota:
“O Distrito Industrial atual, que tem suas áreas já pertencentes a empresas, tem recebido da atual gestão todo apoio institucional.
Uma nova área de aplicação está sendo pesquisada pela atual gestão, afim de que o crescimento e desenvolvimento do setor conte com o apoio, como tem acontecido durante todas as gestões em que esteve à frente o prefeito Luciano Barbosa.
A secretária da pasta, Rosa Lira, tem ido frequentemente ao local, conversado com empresários e visto de perto as necessidades para que sejam atendidas dentro da legalidade. Sobre leis de fomento e de incentivos fiscais, também estão sendo pensadas pela atual gestão”, diz a nota.