Jogador do CSA é vítima de racismo por torcedor do Cruzeiro após vitória contra o time

27/09/2021 15:41 - Esporte
Por Redação
Image

O atacante do CSA, Iury Lirio Castilho, foi vítima de racismo, segundo relatou o jornalista Venê Casagrande, em sua conta oficial do Twitter, nesta segunda-feira (27). No áudio, é possível perceber uma criança repetindo os comentários feitos pelo homem.  

Em resposta a uma postagem do jogador, comemorando seu gol na partida contra o Cruzeiro, na noite desse domingo (26), quando o time azulino saiu vitorioso, um homem, que seria torcedor do clube mineiro,  proferiu comentários racistas contra Iury, o chamando de “desgraçado, preto, arrombado e macaco”, entre outras ofensas.

Segundo Venê Casagrande, o atleta irá tomar as providências criminais, representado pelos advogados Renan Coelho e Neimar Quesada. 

Até o momento, o Cruzeiro não se posicionou sobre o caso.

Em suas redes sociais, o atacante pediu para que denunciassem o autor das mensagens, que excluiu sua conta do Instagram. 

Na noite de ontem (26), o CSA venceu de virada o Cruzeiro, por 2 a 1, com gols marcados pelos jogadores Yuri e Iury Castilho. 

Confira a nota do CSA sobre o caso

O Maior de Alagoas repudia os ataques racistas sofridos pelo atleta Iury Castilho, através das redes sociais. Não há espaço para atitudes como essas, pois estamos sempre lutando para que casos assim não aconteçam mais e que os responsáveis sejam exemplarmente punidos. Essa deve ser uma luta diária e de todos nós. Continuaremos almejando a tão sonhada transformação em busca de mais respeito e igualdade. A dignidade e o caráter de alguém jamais deve ser diminuída em virtude da sua raça. Somos um país múltiplo, que não pode ser omisso em situações como essa. Episódios assim mancham o futebol e a sociedade em sua totalidade, pelo viés racista e ofensivo à dignidade da pessoa. Recentemente, passamos uma mensagem de apoio ao atleta Celsinho, do Londrina, que também foi vítima desse preconceito odiento. Temos orgulho em carregar, em um dos mantos, a frase “Diga não ao racismo”. O futebol é uma arma para transformações de pessoas, e o CSA segue em busca disso. Esperamos que todos os racistas sofram punições severas até que isso acabe. Futebol é paz, amor e alegria. E temos a certeza que esse ato não representa a torcida do Cruzeiro, que em sua maioria absoluta prega pelo respeito e combate ataques discriminatórios.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..