O Prefeito de Coruripe e presidente da AMA, Marcelo Beltrão, acompanhado da atleta olímpica Bruna Farias e os jovens atletas Maísa e Vinícius, medalhista de ouro no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, esteve nesta segunda-feira (28) em uma audiência com o governador do Estado, Paulo Dantas.
A reunião teve como pauta o apoio institucional do Governo para que os atletas possam continuar se desenvolvendo no esporte e representando Alagoas no cenário nacional e internacional.
Durante a reunião, Marcelo Beltrão destacou o talento e o potencial dos jovens atletas e reforçou o desejo de transformar Alagoas na capital brasileira do atletismo. “Logo quando assumi a prefeitura chamei a Bruna, que é atleta olímpica, para que a gente pudesse descobrir talentos em Coruripe. E foi com o Programa Mais Atleta, da Secretaria de Educação, que descobrimos a Maisa. Hoje ele vem dando e competiu recentemente pela seleção brasileira e foi medalha de ouro na categoria sub-1. O Vinícius tem o décimo melhor tempo do mundo. Trouxemos esses talentos para mostrar ao governador que, com apoio institucional, podemos transformar Alagoas na capital brasileira do atletismo. São talentos que precisam de suporte técnico, alimentação adequada, acompanhamento físico e psicológico, porque o alto rendimento exige isso.”
O governador Paulo Dantas parabenizou o prefeito pela iniciativa e garantiu apoio do Estado aos atletas, por meio da Secretaria de Esporte.
“Só o fato de eles já estarem nesse nível mostra que têm potencial para ir muito mais longe. Eles são exemplos e vão abrir portas para outros jovens, serão exemplos para outros jovens. A Bruna, o Vinícius e a Maísa já nos dão orgulho, e queremos vê-los nas Olimpíadas representando Alagoas e o Brasil. O governo está junto nessa caminhada”, afirmou o governador, e pediu para que fosse apresentado um projeto com plano de trabalho.
A atleta olímpica Bruna Farias, que já representou o Brasil em duas Olimpíadas, também emocionou com seu depoimento. Ela contou que precisou deixar o Estado para treinar em São Paulo por falta de estrutura, mas que hoje retorna com o compromisso de construir esse caminho para os novos talentos dentro de Alagoas. “Eu fui embora porque não tinha estrutura aqui para treinar, não tinha apoio para a prática do esporte. Mas agora quero mostrar que a gente pode formar atletas aqui, dentro do nosso estado. Poucos atletas voltam para investir na sua terra. Eu voltei. E esses meninos estão prontos. Eles chegaram ao topo do ranking do Ibero-Americano. A gente não está apenas correndo, a gente está fazendo história”, disse a treinadora.
Ainda durante o encontro, o governador reafirmou o compromisso não só de viabilizar apoio financeiro, como também de realizar a reestruturação da pista de atletismo do localizada no Cepa para a realização dos treinos. O projeto será discutido em uma reunião com a Secretaria de Estado da Educação, marcada para esta terça-feira (29).