Em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira 17, a Câmara Municipal de vereadores do Igaci, rejeitou por 5 votos o projeto de lei de número 13/2021, enviado pelo executivo municipal. O projeto revogaria a gestão democrática na educação, dando ao prefeito o direito de indicar diretores para as escolas públicas municipais.
O vereador Neno Toledo, que era o líder do governo naquela casa legislativa foi o autor do PL que implantou a gestão democrática na educação do Igaci desde 2013. “Sei que o projeto de hoje vai ser um divisor de águas para minha vida pública, para a minha posição ideológica. Como filho de uma educadora eu voto a favor dos professores ” justificou Neno, que a partir de agora deixa a liderança do executivo na Câmara.
Com a saída de Neno o prefeito Petrucio Barbosa deixa de ter maioria na casa e terá que indicar um novo líder.
O vereador Valmir do Mauro em sua fala, destacou a importância da reprovação do projeto: ” Não podemos retroceder, a gestão democrática funciona muito bem aqui em Igaci, aprovar este projeto seria retrocesso “, afirmou Valmir.
Os cinco vereadores que votaram a favor da permanência do regime democrático foram: Neno Toledo (PTB), Altair (PP), Galega do Remi (PP), Valmir do Mauro (PP) e Edval Filho (PP).
A sessão contou com a presença de professores da rede municipal de ensino, dirigentes do Sinteal e populares.