Vulcão capaz de provocar tsunami no Nordeste entra em erupção, após dias em alerta amarelo

19/09/2021 11:45 - Brasil/Mundo
Por Redação*
Image

Neste domingo (19), o vulcão Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, entrou em erupção, por volta das 11h15 no Brasil e às 15h15 no horário local. 

Ainda hoje (19), o governo das Ilhas Canárias anunciou que o vulcão se encontrava em "nível de atividade máximo", com manifestaçãoes superficiais como ruídos e vibrações. Pessoas com a mobilidade reduzida foram evacuadas do local.

Desde que foi anunciado o estado de alerta amarelo e possível erupção do Vulcão Cumbre Vieja, pesquisadores atentaram para um possível tsunami que atingiria as Américas, principalmente as regiões litorâneas do Norte e Nordeste do Brasil, incluindo Alagoas.

Para que um evento do tipo tenha mais chance de acontecer, pesquisadores explicaram ao portal Correio que seria preciso que "parte do arquipélago escorresse para o mar". Isso geraria uma onda de grandes proporções se propagando no oceano. 

Esse mesmo vulcão já entrou em erupção outras vezes e nunca provocou nenhum tsunami, como reforçaram os cientistas. 

*Com Correio

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..