A categoria pretende sensibilizar o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, no sentido de colocar em pauta a PEC 22, que pretende estabelecer o piso

Na manhã desta quarta-feira (15/09), agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias de Arapiraca fizeram uma mobilização em frente à Câmara Municipal, reivindicando direitos trabalhistas, principalmente um piso salarial a nível nacional para a categoria. A reportagem da 91 FM esteve na mobilização e conversou com representantes da categoria.

Ilda Angélica, presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, relata que a Confederação está em Alagoas, passando por Arapiraca e mais dois municípios, com o intuito de sensibilizar o deputado Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, no sentido de colocar em pauta a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 22, que vai garantir o mecanismo de reajuste de um piso salarial a nível nacional para a categoria.

“Existe outra PEC que está tramitando na Câmara Federal e precisa de um olhar mais atendo por parte do nosso deputado Arthur Lira. Nós pedimos que ele faça um apreciamento da PEC 22 com a PEC 14 para que nós possamos avançar com as nossas conquistas a nível nacional”, salienta Ilda Angélica.

Ela destaca que a categoria de agentes comunitários de saúde e de endemias é muito sofrida, está presente no dia a dia das famílias em todo o país, por isso conhece a realidade do país e precisa ser valorizada. “A valorização passa pelo fator financeiro e a PEC 22 vem nesse sentido de estabelecer um piso nacional para nossa categoria”, aponta.

Jader Albuquerque, presidente do Sindicado Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate à Endemias de Arapiraca, ressalta que é preciso melhorar o elo de ligação da categoria com as administrações. “Nós temos muitas dificuldades em relação a salários, precisamos de um piso a nível nacional”, frisa. Ele relata que esteve com o deputado Arthur Lira recentemente e conversou sobre as reivindicações da categoria. “Eu acredito que o deputado está trabalhando na nossa causa e vai pautar a PEC 22”, complementa.