O cenário político em Arapiraca com vistas às eleições de 2022 ainda não está formatado. O prefeito Luciano Barbosa (MDB) tem pretensões de eleger o filho Daniel Barbosa para a Câmara dos Deputados. Sobre esse ambicioso projeto político de Barbosa a dúvida é de que o deputado Ricardo Nezinho permaneça com a sua aliança com o deputado federal Sérgio Toledo (PL) que é candidato a reeleição.

A irmã do parlamentar, Rutineide Nezinho vice-prefeita de Luciano Barbosa é filiada ao PL que tem como principal liderança no Estado, Sergio Toledo. Analistas políticos avaliam que na eleição 2022, algo pode mudar na relação do deputado estadual Ricardo Nezinho e do prefeito Luciano Barbosa que podem caminhar separados. 

O prefeito Luciano Barbosa recentemente vem sendo pressionado nas redes sociais por dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal) que exigem e cobram valorização e reclamam de perdas salariais nas categorias de servidores ativos e inativos da ordem de 11,4%. Luciano demostra insensibilidade nessas reivindicações com prejuízo de sofrer desgaste político   nas eleições 2022. 

Mesmo realizando uma gestão positiva, com a execução de obras importantes no município, Barbosa não contabiliza mais aquela massacrante votação obtida na eleição 2020 para prefeitura de Arapiraca. Em 2022 o cenário político será bem diferente.  

Outros nomes vão ganhando espaço na disputa pelas nove vagas na Câmara dos Deputados a exemplo do deputado federal Severino Pessoa (Republicanos) que vai para a reeleição e conta com o apoio do governador Renan Filho e ainda ocupa uma secretaria de Estado comandada pela esposa a ex-prefeita Fabiana Pessoa que vem realizando uma gestão bastante exitosa na pasta de Desenvolvimento Social.