Blog do Vilar
Blog do Vilar

Líder do governo de JHC na Câmara sugere CEI para investigar secretário do prefeito

Blog do Vilar|
Plenário da Câmara Municipal de Maceió
Plenário da Câmara Municipal de Maceió / Assessoria

Eis que a Câmara de Maceió registrou um fato inusitado, durante a sessão ordinária de hoje: o líder do governo do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PSB), na Casa de Mário Guimarães, o vereador Siderlane Mendonça (PSB), sugeriu que os edis abrissem uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar as denúncias contra o secretário da gestão municipal, Pedro Vieira.

O caso envolvendo Pedro Vieira foi levado à Casa de Mário Guimarães pelo vereador Joãozinho (Podemos), que chegou a apresentar um requerimento de convocação do secretário, mas – por entendimento com os pares – aceitou o pedido de convite. Vieira, diante disso, se reuniu, de forma espontânea, com os vereadores na manhã de hoje.

As denúncias contra Vieira resultaram em uma Ação de Improbidade Administrativa, aberta pelo Ministério Público Estadual (MPE) e de autoria do promotor Marcus Rômulo.

O assunto, quanto ao mérito, foi abordado pela jornalista Vanessa Alencar, aqui no CadaMinuto. Em resumo: o secretário é acusado de ferir o Código de Urbanismo para agir, propositadamente, no sentido de prejudicar uma empresa de construção.

Maiores detalhes sobre o mérito podem ser conferidos na matéria da jornalista.

Na ação, o MPE pede o afastamento do secretário de suas funções. O detalhe é que Pedro Vieira – que se reuniu com os vereadores na manhã de hoje, para responder questões sobre o processo – sequer sabia que havia o pedido feito pelo órgão ministerial. Ele foi informado pelos vereadores.

Na sequência, Siderlane Mendonça – que tem a função de liderar a bancada de apoio do governo de JHC dentro da Câmara Municipal – propôs que o secretário municipal fosse investigado pela Casa de Mário Guimarães.

É isso mesmo que o leitor leu: o líder do prefeito, Siderlane Mendonça, sugeriu que a Casa aprovasse uma CEI contra o secretário do governo do prefeito. Mendonça tomou uma inciativa que, em tese, se espera da oposição.

Não por acaso, Mendonça foi extremamente elogiado pelo vereador de oposição Joãozinho como sendo alguém “totalmente isento”. O edil do Podemos ainda destacou que caso a CEI seja realmente aberta e Siderlane Mendonça, por ter sido o primeiro propositor (ainda que no campo das ideias), assumia presidência, que ele (Joãozinho) seja o relator.

“Ao ouvir o secretário, a Casa fez o seu papel. Os vereadores fizeram as indagações necessários. Todos entenderam um pouco sobre o inquérito civil público e o trabalho que foi feito pelo Ministério Público. O secretário aqui nem sabia do pedido de afastamento. Foi uma reunião produtiva. Sabiamente, o líder do governo colocou como sugestão que se abrisse uma CEI e ele pode contar comigo. De forma inteligente e isenta, ele fez a solicitação e a ação contará com a minha assinatura”, colocou Joãozinho.

Independente do mérito das acusações que pesam contra Pedro Vieira e de sua culpa ou não, uma vez que quem define isso é a Justiça, é um ponto. O outro ponto é o inusitado da questão. Creio ter sido essa a primeira vez que o líder do governo solicita a criação de uma CEI contra parte da gestão da qual ele é líder no Legislativo. Se Mendonça tomar mais algumas decisões nesse sentido, o que sobrará para a oposição? Mendonça conseguiu – querendo ou não – fazer uma dobradinha inusitada com Joãozinho.

SOBRE O AUTOR

Blogueiro do Cada Minuto

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados