Manifestantes se reuniram em pelo menos 15 capitais do país, incluindo Maceió, neste feriado de 7 de setembro, em atos a favor do governo Jair Bolsonaro e contra as mais recentes decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo levantamento divulgado no começo da tarde pela Folha de São Paulo.

Conforme  informações do Movimento Brasil (MBR) e do Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv), o ato na orla de Maceió contou com a participação de mais de 40 mil pessoas, que compareceram a pé, em carros de passeio, tratores, cavalos, motocicletas, bicicletas e até jet-skis. 

Segundo o BPRv, além de diversos veículos de passeio, havia na manifestação 42 tratores, 36 caminhões e cinco trios elétricos. 

Entre as demais cidades com passeatas ou carreatas pró-Bolsonaro estão Salvador, Recife, São Luís, Fortaleza, Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Goiânia. A capital alagoana e outras também registraram atos menores de oposição ao presidente, principalmente organizados pelo movimento Grito dos Excluídos, que reuniu cerca de mil pessoas com um carro de som, em Maceió, também conforme dados do BPRv.

Um dos participantes da manifestação a favor do presidente em Maceió, o vereador Leonardo Dias classificou o evento de “histórico”: “Foi a maior manifestação, organizada pelos movimentos de rua, já ocorrida em Alagoas. O Brasil não pode retroceder por conta de atos inconstitucionais que visam tolher o direito das pessoas expressarem a sua opinião e por quererem mostrar a insatisfação com decisões daqueles que sequer foram eleitos pelo povo e são tomadas de forma arbitrária”, comentou.

Brasil afora

Em São Luís e em Fortaleza, as manifestações ocorreram em formato de carreata. Na primeira, a concentração foi em frente à nova loja da Havan, inaugurada no início do mês pelo empresário bolsonarista Luciano Hang. Já na segunda, a reunião foi ao lado do estádio Castelão. Um carro de som tocava jingles de Bolsonaro em ritmo de forró e trazia uma faixa com a mensagem: “Liberdade não se ganha, se toma”.

Em Recife, o ato ganhou mais adesão por volta das 10h na orla da praia de Boa Viagem, onde tradicionalmente ocorrem manifestações pró-Bolsonaro. O grupo caminha acompanhado de um trio elétrico com os dizeres: “Supremo é o povo”. Também há cartazes em outros idiomas, como alemão.

Capitais com manifestações pró-Bolsonaro até as 13h, segundo a Folha de São Paulo:

  1. Belém
  2. Belo Horizonte
  3. Boa Vista
  4. Campo Grande
  5. Cuiabá
  6. Florianópolis
  7. Fortaleza
  8. Goiânia
  9. Maceió
  10. Porto Velho
  11. Recife
  12. Rio de Janeiro
  13. Salvador
  14. São Luís
  15. São Paulo​

 

*Com Folha de São Paulo