Ao menos nove pessoas morreram em Nova York após as súbitas chuvas torrenciais de ontem à noite causadas pela tempestade Ida - que chegou ao país ainda como furacão - e que provocaram grandes inundações, informou a polícia.

No estado da Nova Jersey, também no noroeste do país, as autoridades confirmaram quatro mortes. Em Maryland, uma pessoa perdeu a vida, levando o total na região para 14. Com as quatro mortes em New Orleans, já são 18 mortes provocadas pela tempestade Ida no país.

Segundo o jornal "New York Post", entre os mortos na cidade de Nova York estão uma criança de dois anos e seus pais, que não conseguiram sair do apartamento onde moravam, no subsolo de um prédio no bairro do Queens. No mesmo bairro, um homem de 22 anos e sua mãe, de 45 anos, e uma idosa de 86 anos também morreram depois de ficaram presos no subsolo do prédio onde residiam.

Além deles, um homem de 66 anos foi encontrado morto no seu apartamento no subsolo de um prédio no Brooklyn. Em Cypress Hills, uma mulher de 40 anos foi encontrada morta em casa.

Na noite de ontem, um homem de 70 anos foi encontrado morto dentro de um veículo em Passaic, Jersey. Outras três mortes foram confirmadas hoje. Um jovem de 19 anos também morreu no estado de Maryland ontem em decorrência das inundações.

A governadora do estado de Nova York, Kathy Hochul, e o prefeito da cidade, Bill de Blasio, declararam estado de emergência após as inundações, que aconteceram após a passagem da tempestade Ida e podem afetar quase 20 milhões de pessoas.

"Estou declarando estado de emergência para ajudar os nova-iorquinos afetados pela tempestade desta noite", tuitou Hochul depois que Ida, que atingiu o sul dos Estados Unidos no domingo como furacão de categoria 4, provocou tornados e inundação enquanto seguia na direção norte.

"Procurem refúgio AGORA. Destroços que voam serão perigosos para aqueles surpreendidos sem abrigo. Procure um andar inferior e permaneçam longe das janelas", escreveu no Twitter o comitê de informações sobre emergências da cidade de Nova York.

Os estados de Nova Jersey e da Pensilvânia já haviam decretado estado de emergência por conta da tempestade Ida.

Nas redes sociais, várias imagens mostrando o metrô inundado e ruas alagadas em Nova York foram compartilhadas.