Um dia após a Prefeitura de Maceió rescindir o contrato com a empresa Via Ambiental Engenharia e Serviços S/A, alegando má qualidade na coleta de lixo na parte alta da capital, moradores de vários bairros, a exemplo do Canaã, Clima Bom e Santa Lúcia, enviaram imagens ao CadaMinuto relatando que estão há semanas sem coleta regular de lixo.

Os vídeos e as fotos mostram pilhas de lixo acumuladas nas ruas, em lixeiras e calçadas, provocando transtornos e colocando em risco a saúde dos moradores.  A expectativa é que os transtornos sejam solucionados a partir da próxima semana, ao final do prazo de cinco dias úteis para que a Via Ambiental recorra da decisão do Município.

Assinada pelo superintendente municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ivens Tenório Peixoto, a notificação à empresa sobre a rescisão do contrato foi publicada na edição de ontem (24) do Diário Oficial de Maceió.

A assessoria de Comunicação da Sudes informou à reportagem que até a próxima terça-feira (31), quando termina o prazo para a Via Ambiental apresentar sua defesa, a empresa permanece obrigada a efetuar normalmente a coleta de lixo.

Caso a defesa seja acatada, a Via Ambiental continua operando até o término do contrato, em outubro de 2022, ou antes, se os problemas persistirem. Se a defesa for indeferida, a empresa MB Limpeza Urbana, segunda colocada no processo licitatório ocorrido em 2019, será convocada para assumir a coleta de lixo na parte alta.

Conforme a prefeitura, a rescisão do contrato decorreu da “inexecução reiterada do contrato”, em razão de uma série de problemas envolvendo má prestação do serviço de coleta de lixo e até atrasos no pagamento de funcionários da empresa, que chegaram a entrar em greve no começo do ano.

Em nota oficial encaminhada ontem à imprensa, a Via Ambiental afirmou que tem cumprido integralmente o contrato celebrado com a Prefeitura de Maceió, “apesar de atrasos de pagamento” superiores a 270 dias.

Veja vídeo encaminhado por moradores da parte alta: