O senador e relator da CPI da Covid, o alagoano Renan Calheiros (MD) defendeu, nesta segunda-feira (23), a recondução de Augusto Aras à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR). Aras será sabatinado na manhã desta terça-feira (24) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, para tentar mais dois anos à frente do cargo que ocupa desde 2019.

Crítico ferrenho de Bolsonaro (Sem partido), Renan Calheiros afirmou que Aras terá a "oportunidade" de mudar sua atitude num eventual segundo mandato. O PGR tem sido cobrado até por ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que recentemente apontaram excessiva demora e falta de resposta em investigações importantes.

A declaração do senador alagoano foi dada em uma entrevista à jornalista Flávia Oliveira, colunista do GLOBO, durante o 16º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O evento é realizado de forma virtual devido  a situação de pandemia.

Calheiros afirmou que é favorável a recondução de Aras ao comando da PGR, mesmo afirmando que ele “deixou a desejar” no cargo.

"A minha tendência é votar favorável (à recondução). Acho que em algumas circunstâncias, claro, ele (Aras) deixou a desejar, mas esse segundo mandato, a recondução, é uma oportunidade para ele refazer tudo isso. O papel da sabatina será importantíssimo", disse o senador alagoano.