De acordo com o Dr. Valter Omena Acioly, diretor da instituição, a Fundação Antônio Jorge não é vinculada a nenhum órgão público
A reportagem da 91 FM esteve na Fundação Antônio Jorge, em Arapiraca, onde conversou com o Dr. Valter Omena Acioly, diretor da instituição, sobre a situação da população idosa em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.
De acordo com o Dr. Valter Omena, existem somente duas instituição que abrigam idosos em Arapiraca, que são a Casa dos Velhinhos e a Fundação Antônio Jorge. “Nós temos somente essas duas casas em Arapiraca, ambas são de iniciativa privada e mantidas com ajuda de doações”, ressalta.
Segundo ele, são várias as situações que levam idosos a viver em instituições. “Nós temos diversas situações. Temos idosos que não têm família e são encontrados na rua; temos os idosos cujas famílias têm dificuldades paradar a assistência adequada por conta das comorbidades que o idoso apresenta; e temos os idosos que são abandonados ou explorados por familiares”, explica.
Dr. Valter Omena salienta que, em relação à exploração e maus-tratos a idosos por parte de familiares, o Ministério Público de Alagoas trabalha no sentido de prevenir esse tipo de situação.
A Fundação Antônio Jorge não é vinculada a nenhum órgão público. “A instituição se mantém com a ajuda de doações e de parte dos salários que os idosos recebem através das aposentadorias pelo INSS. Então, nós estamos abertos a mais doações”, aponta Dr. Valter Omena.
Ele ressalta que, geralmente, o idoso chega à instituição com algum tipo de comorbidade, com alguma deficiência mental como mal de Parkinson ou Alzheimer. “Aqui nós temos uma equipe capacitada para acolher o idoso com comorbidade. Mas precisamos de doações para continuarmos fazendo o nosso trabalho cada vez melhor”, assegura.
A Fundação Antônio Jorge situa-se na Rua Florisval Ezequiel dos Santos, nº 341, no bairro Senador Arnon de Melo, em Arapiraca.