Uma adolescente de 13 anos morreu após sofrer uma forte descarga elétrica na Praia da Sereia, em Maceió, na tarde deste domingo (22). A menina tentou salvar um amigo, um menino de 10 anos, que pisou no fio desencapado e que estava solto no chão.
De acordo com relatos de testemunhas, Janice Santos de Vasconcelos estava na praia acompanhada da família e alguns amigos. Um dos amigos da menina, que reside vizinho a casa dela, pisou em um fio desencapado que estava solto na areia, próximo a área onde ficam algumas barracas. A adolescente tentou ajudar e o empurrou para longe do fio, o menino também recebeu a descarga elétrica, mas Janice acabou recebendo com maior intensidade.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Janice teve uma parada cardiorrespiratória. Ela foi reanimada por cerca de 40min e foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE), que informou que a paciente deu entrada por volta das 17h, mas não resistiu e faleceu às 22h45, na área vermelha da unidade hospitalar. O menino de 10 anos, também recebeu atendimento médico e foi liberado ainda na noite do domingo, ele sofreu queimaduras e lesões nos pés.
Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a aflição de familiares e pessoas presentes na praia. Conforme relatos, o fio de alta tensão estava no chão e teria sido rompido após o dono de um paredão ter movido o equipamento. Há relatos de que o homem teria tentado ligar o equipamento de som na fiação de alta tensão. Nenhuma das versões foi confirmada pelos órgãos oficiais.
Janice morava com a família no bairro do Benedito Bentes. O corpo da adolescente está sendo velado na Assembleia de Deus, no Conjunto Paulo Bandeira, no mesmo bairro. O sepultamento está marcado para a manhã desta terça-feira (24), no Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no bairro do Prado.
A família da adolescente cobra por Justiça e pede que a polícia investigue a responsabilidade pelo fio solto na areia da praia.
Em nota enviada à imprensa, a Equatorial Energia informou que o acidente pode ter sido provocado após uma tentativa de ligação clandestina na rede de distribuição de energia elétrica. A empresa lamentou o ocorrido e reforçou as orientações e alertou sobre os riscos de ligações elétricas clandestinas.
Leia a nota da Equatorial Energia, na íntegra:
Sobre o acidente ocorrido no último domingo (22), na Paria do Mirante da Sereia, a Equatorial Energia Alagoas informa, que uma equipe técnica esteve no local para fazer os reparos necessários e constatou que o cabo de energia se rompeu quando, de acordo com informações coletadas com a população, um terceiro tentava fazer uma ligação clandestina na rede da distribuidora.
As ligações clandestinas, o popular “gato” e ligações improvisadas de energia comprometem a qualidade do fornecimento, o que pode provocar oscilação e a falta de energia na região. Além disso, põe em risco a segurança da população já que os desvios não atendem os padrões de fornecimento, ocasionando o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios.
A Equatorial lamenta o acontecimento e orienta as pessoas que não façam ligações clandestinas. A distribuidora orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou chave geral e ligar para emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas através do 193 e 192, é preciso acionar a Equatorial através do telefone 0800 082 0196 para que seja feito o desligamento da energia.