Comprar um imóvel em 2021 é um bom negócio? Confira considerações

13/08/2021 19:17 - Negócios Imobiliários
Por Hiran Malta
Image

Está considerando comprar imóvel em 2021, mas não sabe se é o melhor ano para isso? É compreensível toda essa incerteza. Afinal, em meio a um cenário de pandemia, a instabilidade se faz presente em diversas áreas e é sempre bom pensar bem antes de assumir qualquer compromisso financeiro. 

Mas é para ajudar a tomar essa decisão que eu estou aqui. Com este texto, vou trazer algumas considerações a respeito da compra de imóveis neste período. Espero que elas ajudem a fazer a sua escolha! 

Cenário do setor imobiliário 

Embora diversos setores tenham sido negativamente atingidos pela pandemia da Covid-19, o setor imobiliário surpreendeu e tem se mantido relativamente bem em todo esse período. Grande parte disso se deve à diminuição da taxa de juros. Com a Selic a 3,5% e a consequente queda dos juros, o mercado se aqueceu e as pessoas se viram incentivadas a investir em imóveis. 

Fato é que, mesmo o mundo ainda estando em pandemia, esse cenário permanece. Logo, muitos especialistas continuam considerando que este é sim um bom momento para comprar imóvel. Como a previsão é de que os juros não subam muito a curto prazo, trata-se de um bom momento não só para quem pretende comprar à vista, como também para quem deseja fazer um financiamento. 

O que considerar para comprar imóvel em 2021 

A conjuntura do setor imobiliário deve ser um dos fatores considerados na decisão pela compra, mas não o único. Isso porque independentemente de como o mercado esteja se apresentando na atualidade, é necessário avaliar também questões mais pessoais, bem como o tipo de imóvel que você deseja comprar. 

Para quem quer fazer um financiamento, independentemente de como estejam as taxas de juros, é fundamental avaliar a própria situação financeira. Principalmente em tempos de pandemia, se você não possui uma boa reserva financeira ou um emprego bastante estável, financiar pode não ser a melhor opção. 

Além disso, também é preciso pensar no tipo de imóvel e compra. Pois, se você deseja comprar um imóvel na planta, é necessário lembrar que o contrato é corrigido de acordo com Índice Nacional de Construção Civil (INCC) e a tendência é que ele suba a médio prazo. Sendo assim, certifique-se de ter uma reserva de dinheiro para poder continuar arcando com o imóvel na planta. 

Por fim, no que diz respeito ao tipo de compra: você pretende comprar para morar ou para investir? Se você quer comprar para morar, como provavelmente deu para perceber no que foi dito até aqui, o cenário se mostra bastante favorável. 

Porém, se você deseja comprar para investir, existem mais pontos que precisam ser considerados. Entre eles, a liquidez do imóvel e a provável demanda que ele terá. Por isso, avalie a localização e a procura por imóveis do tipo que você pretende comprar. 

Considerando todos esses fatores que mencionei, não há porque não decidir de forma segura. 

Espero que essas considerações sobre comprar imóvel em 2021 tenham ajudado. Se você quiser ler mais textos como este, é só continuar acompanhando meus textos por aqui.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..