Vanessa Alencar
Vanessa Alencar

PL proíbe "revista" de compras na saída de mercados e supermercados em Alagoas

Vanessa Alencar|
Deputado Ronaldo Medeiros
Deputado Ronaldo Medeiros / Foto: assessoria

Um projeto de lei, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros, proíbe a prática de "revista" na saída de mercados, supermercados e hipemercados localizados em Alagoas, de varejo ou atacado, para conferência de produtos adquiridos e pagos pelo consumidor, sem a anuência do comprador. 

Na justificativa do PL protocolado nesta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa,  o parlamentar destaca que muitos funcionários desses estabelecimentos impedem a saída do consumidor dos locais antes da conferência da nota fiscal e das compras que estão no carrinhos, mesmo após o pagamento no caixa.

Para Medeiros, a prática de vistoria é ilegal, abusiva e constrange os consumidores.

O deputado defende que os supermercados devem criar mecanismos de segurança para coibir práticas ilícitas, dede que haja anuência do consumidor, pontuando que outros mecanismos, como uso de câmeras de segurança, por exemplo, também já atuam para coibir tais práticas, sem constranger os consumidores. 

O descumprimento da lei está sujeito a advertência e ao pagamento de multa. 

SOBRE O AUTOR

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e autora de quatro livros, Vanessa Alencar desenvolve suas atividades como assessora de imprensa e repórter do Cada Minuto, principalmente na área de política. Instagram e Twitter: vanessa_alencar E-mail: [email protected]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados