Quatro mulheres arapiraquenses se destacaram no cenário político do Estado 

A cidade de Arapiraca no contexto de mais importante do interior do Estado teve o privilégio nos últimos 50 anos de ser representada por quatro mulheres no cenário político do Estado, Prefeitura e na Câmara dos Deputados. Ceci Cunha e Célia Rocha foram as duas personalidades femininas a representar Arapiraca na Câmara dos Deputados. 

A primeira mulher a representar a terra de Manoel André na Assembleia Legislativa Estadual foi Luíza Evangelista na década de 1970. Era viúva do ex-prefeito de Arapiraca e ex-deputado estadual Higino Vital (MDB) Desde então nenhuma outra mulher arapiraquense chegou a Casa de Tavares Bastos. Atualmente a ex-prefeita Fabiana Pessoa ocupando a secretaria de Estado de Desenvolvimento Social poderá ser a segunda mulher a chegar a ALE.

Com a experiência de um mandato de vereadora por Arapiraca vice-prefeita e por cinco meses prefeita de Arapiraca, com um trabalho social positivo em ações sociais em todo o Estado se credencia, naturalmente para disputar com êxito uma das 27 vagas na Assembleia Legislativa em 2022. 

Atualmente Arapiraca conta com três representantes na Casa de Tavares Bastos, o deputados estaduais Tarcizo Freire (PP) Breno Albuquerque (PRTB) e Ricardo Nezinho (MDB). Vários nomes novos estão sendo articulados para a disputa em 2022 de novos espaços para representar Arapiraca na ALE. 

Estão nesse projeto político os vereadores; Sergio do Sindicato (PSDB) e Thiago ML atualmente presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Arapiraca dentre outros.