O concurso público para a recomposição do efetivo da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL) está garantido. Após uma luta incansável do Sindicato dos Servidores de Fiscalização Estadual Agropecuária de Alagoas (Sinfeagro/AL), entidade que representa todos os servidores da ADEAL, para a realização do certame em Alagoas, o governador Renan Filho anunciou a boa nova em reunião com a diretoria do sindicato, nesta quinta-feira (4).

Essa é uma demanda antiga do Sinfeagro com vistas à reestruturação do quadro dos servidores, na tentativa de reposição das vagas que estão em aberto e com carência, uma vez que o primeiro e último concurso para o provimento de vagas foi há 13 anos. Foi a primeira vez que o sindicato foi recebido por um chefe do executivo do Governo de Alagoas sem estar em movimento paredista.

Flávia Marques, presidente do Sinfeagro, ressaltou que o objetivo do encontro foi discutir a realização do concurso público para ADEAL. “Na oportunidade, tivemos a chance de discutir a necessidade iminente em reestruturar o quadro pessoal da ADEAL que está defasado frente à atual demanda, destacando que a Agência, desde sua criação, tem um quadro insipiente frente a sua necessidade”, justificou.

A presidente do sindicato destacou, ainda, que no atual cenário, existem vários impedimentos para a reestruturação do quadro pessoal com a criação de novas vagas. “Caso fôssemos seguir neste caminho seria impossível conseguir um concurso público efetivado e com os servidores contratados ainda neste governo”, garante.

Ainda durante o encontro, a diretoria do Sinfeagro apresentou ao governador outros pontos de uma pauta mínima em atenção às melhores condições de trabalho e dos direitos já adquiridos, como reestruturação da ADEAL garantindo melhores condições de trabalho em todas as unidades e postos de serviços, com renovação da frota e equipamentos, e a revisão do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Agência, previsto na lei de criação do nosso PCCR, Lei n° 7819 de 26 de setembro de 2016, onde prevê reajustes e adequações anuais e desde que foi criada a lei até o momento não ocorreu reajustes.

“Também iremos encaminhar o projeto com um quadro de servidores que atendam as reais necessidades, e com a criação de novas vagas, será possível outro concurso e termos servidores suficientes para atender as necessidades da Defesa Agropecuária e Inspeção na ADEAL”, concluiu Flávia Marques.

O Sinfeagro destaca que recebeu do governador Renan Filho o compromisso de avaliar todos os pontos tratados durante a reunião. O diretor-presidente da ADEAL, José Márcio Maia, e o diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater), João Paulo Calheiros, participaram do encontro, realizado no Palácio República dos Palmares.