O Brasil registrou 1.238 novas mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o total para 558.597 desde o início da pandemia. Mesmo com os altos números de hoje, a média móvel de mortes ficou abaixo de mil pelo quarto dia consecutivo.
Já o número de casos subiu para 19.986.073, com 32.694 novos diagnósticos positivos notificados de ontem para hoje. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa e foram obtidos junto às secretarias estaduais de saúde.
Foram 956 mortes em média nos últimos sete dias, é o menor número desde 16 de janeiro, quando registrou 953. Com o índice de hoje, o país completa quatro dias com tendência de queda (-18%) na comparação com 14 dias atrás.
Até a última sexta-feira (30), a média móvel de mortes havia se mantido acima de mil por 191 dias seguidos. Na chamada primeira onda da pandemia no Brasil, o máximo de tempo em que o índice ficou acima desse patamar foram 31 dias.
A média móvel é o melhor indicador para analisar a pandemia, pois corrige as flutuações nos dados das secretarias de saúde que ocorrem aos fins de semana e feriados, segundo especialistas.
A média dos últimos sete dias é comparada com o mesmo índice de 14 dias atrás. Se ficar abaixo de -15%, indica tendência de queda; acima de 15%, aceleração; entre esses dois valores, estabilidade.
Dezesseis estados registraram tendência de queda, enquanto sete e o Distrito Federal tiveram estabilidade. Amapá, Goiás e Rondônia apresentaram aceleração.
Das regiões, Centro-Oeste e Norte tiveram estabilidade de -12% e -15% respectivamente. As demais se mantiveram em queda: Nordeste (-27%), Sudeste (-22%) e Sul (-19%).




