Ong alerta comunidade cultural de Arapiraca para transformar Clube dos Fumicultores em Museu da Cultura Fumageira

31/07/2021 23:24 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves
Image

Tradicional espaço poderá desaparecer, luta será para interromper edital de venda do prédio 

Alertamos aqui para o risco de perda de parte importante da memória de Arapiraca. O Clube dos Fumicultores faz parte da história de nossa cidade e foi cenário de acontecimentos históricos, além de abrigar importante painel e obra do artista plástico Ismael Pereira sobre a cultura fumageira tombado como patrimônio em dezembro de 2019 através da proposta da então vereadora Gilvânea Barros. 

Também se encontra já descrito no Plano Municipal de Cultura ( Lei 2913 / 2013) como bem a ser tombado já identificado através de conferência municipal de cultura desde 2013.

 Muitos carnavais, eventos sociais, reuniões importantes e lazer foram protagonizados neste importante clube dotado de uma estrutura composta de salão de eventos com palco, bar, sala de jogos, piscina e quadra. 

Precisamos preservar nossa história e este edifício é parte importante que a nosso ver deve ser tombado como patrimônio histórico, municipalizado e transformado no Museu da Cultura Fumageira como certa vez nos sugeriu o artista plástico, ex-vereador e ex-deputado estadual Ismael Pereira. 

Dívidas trabalhistas e mudanças de comportamentos e eventos sociais foram um desafio não vencido pelas gestões que o administraram nas últimas décadas.

 A excelente localização centralizada torna este patrimônio importante para a cidade, mas também para a especulação imobiliária. 

Convidamos a toda a comunidade cultural de Arapiraca a assinar a solicitação de tombamento e estabelecer direito prioritário de compra - preempção por parte do município para este importante edifício para transformá-lo em Museu da Cultura Fumageira e que seja interrompido o edital de venda previsto para o edifício.

Candeeiro Aceso.

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..