O Ministério da Saúde vai elaborar junto com técnicos do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau); das Secretarias de Saúde de Maceió e a SMS de Arapiraca um plano de ação com as dificuldades e estratégias elencadas durante os dois dias de visita a Maceió e Arapiraca com o intuito de melhorar e fortalecer a Atenção Primária à Saúde no Estado (APS).

O plano é o produto da visita do MS e das discussões com os representantes das instituições citadas, que será monitorado pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) e, posteriormete, o Ministério dará uma devolutiva ao Estado com as ações que promoverá para melhorar a APS.

Uma comissão formada pelo grupo que se reuniu com o MS esteve hoje com o secretário de Saúde Alexandre Ayres para expor as pautas discutidas durante as visitas do Ministério, as possíveis estratégias e os encaminhamentos. O secretário executivo do Cosems Sival Clemente e a apoiadora regional Camila Valença representaram o Cosems na comissão.