Residencial Vale do Perucaba, cinco anos de abandono e descaso do poder público em Arapiraca

15/07/2021 12:30 - Roberto Gonçalves
Por Roberto Gonçalves com Sete segundos
Image

Em 14 de julho de 2016, 949 famílias arapiraquenses realizavam o sonho da casa própria, através da inauguração do conjunto Habitacional Vale da Perucaba, localizado no bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas. O que elas não imaginavam é que o sonho logo se transformaria em pesadelo.

A obra, assinada pela Cite Consultoria e Construções e financiada pelo Banco do Brasil, foi esquecida durante os últimos cinco anos, mesmo o contrato obrigando ambas as instituições a manterem o local e realizarem todas as intervenções necessárias.

Os problemas estruturais no local são tantos que casas chegaram a desabar. Menos de um ano após ser entregue, uma casa ruiu durante a madrugada do dia 19 de junho de 2017. Felizmente, a família conseguiu sair antes de acontecer uma tragédia.

Desde a entrega das residências por reiteradas vezes a luta das famílias, que alegam problemas como rachaduras, infiltração, piso cedendo, além da baixa qualidade do asfalto das ruas, que começou a apresentar defeito já nos primeiros dias após a inauguração.

Antes mesmo de completar dois anos, metade das ruas cederam impossibilitando até a entrada dos caminhões coletores de lixo no local. Para evitar o acúmulo, na época a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, contratou dois garis comunitários, que foram capacitados para acessar áreas onde o caminhão coletor não conseguia chegar, recolhendo o lixo na porta das casas e destinando-o até um dos quatro pontos de coleta do Conjunto Habitacional.

Ainda em 2017, a Prefeitura de Arapiraca, que até então era responsável apenas pela seleção das famílias beneficiadas com as casas, chegou a acionar na Justiça tanto a construtora quanto a instituição financeira para realizarem os reparos nos imóveis

 Em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Arapiraca, já que, segundo o contrato, após os cinco anos de garantia, a infraestrutura do local passa a ser responsabilidade da instituição. O órgão municipal informou que irá consultar a Procuradoria-Geral do Município sobre o assunto.

A Cite Consultoria e Construções, responsável pela obra, também foi procurada pela equipe de reportagem do Portal 7 Segundos, mas o número telefônico disponibilizado na internet só chama.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..