Moradores do Condomínio Jardim Vaticano enfrentam, desde a última sexta-feira, dia 09, um verdadeiro teste de paciência para trafegar na região. Devido às obras de manutenção e reparos na rede de águas pluviais da Avenida Comendador Gustavo Paiva, que devem durar 15 dias, todo o fluxo de veículos foi desviado para as vias que ficam “dentro” do condomínio.

Os moradores reclamam que as ruas são estreitas e tem dois sentidos, no entanto, devido ao desvio do intenso fluxo na direção Centro – Litoral Norte, os motoristas estão utilizando-as em mão única.

Uma moradora do condomínio, que preferiu não se identificar, disse à reportagem do CadaMinuto nesta quarta-feira, dia 14, que devido ao engarrafamento e por não conseguir chegar em casa, já que a rua está tomada de veículos nos dois sentidos, foi obrigada a sair de transporte por aplicativo, no entanto, neste final de semana, o motorista disse que infelizmente não poderia atendê-la devido ao intenso trânsito. 

A moradora acrescentou que, apesar de todo o transtorno existente nas ruas Flavius Durval Lessa e Othoniel Costa, um grupo de cerca de seis agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), “ficam parados na Gustavo Paiva, onde não há sequer fluxo, já que está liberada apenas uma via”.

Como se não bastasse o grande fluxo de veículos e ônibus, os motociclistas, incomodados com o engarrafamento, utilizam as calçadas para transitar. “Infelizmente, além de não ter o direito de ir e vir respeitado, os cidadãos correm o risco de serem atropelados na calçada. É um combo de infrações de trânsito acontecendo e os agentes nada fazem”, reclamou a moradora.

“Entendo que a obra é essencial e deve ser feita, porém, a SMTT deveria colocar agentes aqui, nas ruas internas, onde está o maior fluxo e orientar os motoristas”, concluiu a moradora.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) informou que  tem avaliado, periodicamente, alternativas para minimizar os impactos da alteração no fluxo de veículos que transitam pela região.

A SMTT reforçou que trabalha para melhorar o trânsito na região e esclarece que é uma situação que, em breve, será resolvida. Já que a obra tem previsão de duração total de 15 dias