Com a saída de Alagoas da fase vermelha, os empresários dos setor de eventos voltaram a discutir a retomada das atividades em diversos núcleos e pretendem apresentar uma proposta de uma fase teste para o governador Renan Filho. 

De acordo com o diretor da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Sérgio Feitosa, alguns empresários não conseguiram voltar ao mercado depois de mais de um ano fechados, já que o setor foi o que mais sofreu com os impactos da pandemia. 

Alagoas tem em tramitação na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) um Projeto de Lei que propõe  a realização de eventos-teste esportivos, técnicocientíficos, corporativos, culturais, sociais e de entretenimento para grupos vacinados contra a COVID-19 ou testados, onde os participantes devem ser monitorados pós-evento. 

“A realização dos eventos-testes não é uma retomada em sua totalidade, mas, como o nome bem diz, será uma oportunidade para que a categoria possa se ajustar e retornar às atividades. A saúde continua sendo a prioridade absoluta, mas a economia também é fundamental, e há mais de um ano, esse setor que gera de forma direta e indireta, centenas de empregos, foi um dos que mais sentiu as consequências da pandemia", disse o deputado Galba Novaes, autor do PL. 

A Abrape destaca que o novo decreto estadual foi “singelo” e não comtempla a maior dos empresários do seguimento. A proposta discutida nesta segunda-feira (12) deve ser apresentada na próxima semana ao governo para avaliar as viabilidades.