Ex-prefeita Fabiana Pessoa e o vereador Sergio do Sindicato podem ser pedra no caminho de postulantes à reeleição 

A eleição 2022 em Arapiraca segundo colégio eleitoral do Estado, poderá surpreender na disputa pelas 27 vagas na Casa de Tavares Bastos com o surgimento de nomes novos na disputa. No cenário político de Arapiraca surgem nomes competitivos com densidade eleitoral, a exemplo da ex-prefeita de Arapiraca e atual secretária de Estado de Desenvolvimento Social Fabiana Pessoa. 

Com visibilidade em suas ações positivas em todo o Estado, na pasta estadual, a ex-prefeita não anunciou sua pretensão política em 2022, no entanto, seu nome poderá fazer uma dobradinha com o esposo o deputado federal Severino Pessoa (Republicanos) no projeto político de reeleição para a Câmara dos Deputados. 

Outro nome novo com chances, é do vereador Sergio do Sindicato (PSDB) que vem realizando seus contatos e trabalhando na zona rural de Arapiraca. Com três mandatos no Legislativo de Arapiraca, sempre obtendo votações expressivas, deve aproveitar a “janela” e mudar de partido antes da eleições 2022. 

Bancada de Arapiraca

Quanto aos três deputados que integram a bancada de Arapiraca na Assembleia Legislativa Estadual quem está em condição mais confortável, para reeleição, é Ricardo Nezinho (MDB). O parlamentar, conta com o apoio do irmão, o vereador Rogério Nezinho (MDB) o mais votado na eleição de 2020, com 4.908 votos.  Ricardo Nezinho tem ainda em seu favor, o espaço político da irmã, Rute Nezinho vice-prefeita de Arapiraca. 

O deputado estadual Breno Albuquerque está numa situação incomoda no partido que foi eleito em 2020, o PRTB e está movendo ação no Tribunal Superior Eleitoral, para trocar de agremiação partidária. De acordo com o parlamentar, a decisão foi tomada após perceber que existe “algumas divergências” com o presidente estadual do PRTB, Adeilson Bezerra. “Desde o início do meu mandato que venho divergindo de opiniões com o presidente estadual, e movi uma ação para ficar apto a sair”, justificou.

Breno Albuquerque informou que ingressou com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para obter o direito de mudar de partido sem prejuízos. “Essa semana meu processo foi transitado em julgado e eu já me sinto fora do PRTB. Não posso sair ainda porque preciso estar filiado a outro partido, mas já estou apto”, explicou.

Já Tarcizo Freire (PP) vai tentar o terceiro mandato na Casa de Tavares Bastos, sua votação vem reduzindo a cada eleição. No PP existe outros fortes concorrentes, a exemplo de; Ângela Garrote, Leo Loureiro e Davi Davino. O suplente de deputado estadual, Edval Gaia Filho atualmente filiado ao PP, poderá entrar na disputa. Com a nova legislação, sem coligação, é prematuro prever quantos o PP vai eleger em 2022, provavelmente três deputados na eleição 2022.