Escolher os óculos de grau que vão acompanhar o dia a dia de alguém pode ser uma tarefa complicada. Além da diversidade de modelos que estão presentes no mercado, variando de acordo com o estilo e formato de rosto de cada um, há também a possibilidade de optar por materiais variados na composição da peça, sendo que cada um conta com particularidades como durabilidade, resistência e praticidade no uso e manutenção.

Quem está planejando comprar óculos de grau masculinos, por exemplo, devem levar em consideração à longevidade e conservação do acessório em relação ao seu cotidiano.

As armações de metal, por exemplo, seguem sempre entre os modelos mais populares e sã conhecidas por sua fácil adaptação ao rosto. Ao escolher esse tipo de acessório, porém, é importante ficar atento às possíveis oxidações e corrosões com o tempo. 

Por ser leve, esse material não é tão indicado para quem tem graus altos, já que as lentes mais grossas ficarão aparentes e podem prejudicar o conforto visual.

Também bastante comum entre os usuários de óculos, as armações feitas em acetato de celulose combinam são leves e duráveis, principalmente à queda e produtos químicos. Além disso, as peças desse material costumam ser mais confortáveis por não apresentar o apoio de plaquetas que, muitas vezes, incomodam no nariz. 

Novidade dos últimos anos, os óculos confeccionados em madeira levam um conceito de estilo e personalidade ao visual de quem os usa. Mas nem só sua personalidade é fator positivo, as armações desse material costumam ser sustentáveis e resistentes a quedas. 

Titanium, materiais injetados como propionato, grilamide, optyl, policarbonato, fibra de carbono, triglamide e náilon, aço inoxidável e alumínio completam a gama dos principais óculos de grau presentes no mercado.

Na hora da escolha, não se esqueça de analisar, também, as inúmeras opções de lentes que existem e que melhor atendem às suas necessidades!