Nesse objetivo busca apoios do Poder Judiciário, Ordem dos Advogados do Brasil e secretaria de Estado de Segurança Pública 

O vereador Geraldo Ribeiro (PTB) anunciou em sua live semanal, que está envidando esforços pela implantação da Patrulha Maria da Penha em Palmeira dos Índios. De acordo com o parlamentar o objetivo é garantir e oferecer maior proteção para a mulher e, sobretudo reduzir os altos de violência.

De acordo com o vereador, os entendimentos nesse objetivo estão avançando e com o apoio do prefeito Júlio Cezar, (MDB) do Poder Legislativo e do deputado estadual Silvio Camelo esse pleito em favor da cidadania da Mulher palmeirense será concretizado. Defendeu. 

Geraldo Ribeiro destaca a ação positiva da atuação da Patrulha Maria da Penha em Arapiraca que em cinco meses da sua implantação reduziu consideravelmente os altos índices de violência contra a Mulher. 

Em Arapiraca, de acordo com a tenente que comanda a Patrulha "Elas recebem rondas e visitas constantes, além de poderem contar com o telefone direto da guarnição que está de serviço. Um fato interessante é que outras mulheres acabam se encorajando a denunciar quando percebem a atuação da Patrulha, quando percebem a viatura caracterizada circulando pelas ruas ou têm notícia das prisões realizadas", esclareceu.

Atualmente, a Patrulha Maria da Penha em Arapiraca possui um efetivo de 14 policiais militares, sendo que dois atuam no administrativo e 12 no serviço operacional, divididos em quatro guarnições. De acordo com a tenente, todos os dias uma viatura caracterizada (na cor lilás) sai às ruas com três PMs que trabalham 24h na proteção das vítimas de violência doméstica.