Aldo Rebelo lança livro “O Quinto Movimento”

21/06/2021 10:05 - Notícias
Por Assessoria
Image

O ex-ministro Aldo Rebelo acaba de lançar a obra “O Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada”, pela Jornal JÁ Editora, com apoio do Instituto José Bonifácio. O livro trata da centralidade da Questão Nacional a partir da necessidade de uma reflexão sobre o Quinto Movimento como iniciativa à retomada da construção do Brasil pós-pandemia, posterior a quatro grandes movimentos históricos.

Com 252 páginas, O Quinto Movimento já está disponível para venda física na Amazon e no site da editora. Também existe a opção para baixar o e-book em PDF gratuitamente (basta preencher um breve cadastro). Haverá ainda o audiolivro, em fase de gravação.

“Neste livro, imprimi minhas opiniões, ideias e experiências. Não é um trabalho acadêmico, mas sim uma coletânea de ensaios; um roteiro de debates sobre o Brasil: a história, sua formação e discussões sobre o Quinto Movimento”, afirma o autor. Aldo destaca ainda a importância de abordar a centralidade da Questão Nacional considerando a impreterível retomada do desenvolvimento econômico, científico, tecnológico, social, combinados com a projeção de poder diplomático e militar em harmonia com as legítimas aspirações nacionais.

De acordo com Aldo Rebelo, o país vive um período de desorientação e imobilismo sobre os rumos do país, onde se faz necessária a união dos brasileiros em torno de três grandes causas: a do desenvolvimento do Brasil, da redução das desigualdades e a manutenção do país em certos padrões de democracia.

“É preciso rever o Brasil como ativo, como patrimônio natural, humano, protagonista da política, da economia e da vida, no cenário das nações. Desta forma, podendo se apresentar ao mundo com um novo posicionamento ambiental, humanista, transformador, seguro, acolhedor, equilibrado social e economicamente, por meio da união de forças heterogêneas. Um país efetivamente independente e acima de tudo inovador”, reforça.

Para se alcançar este cenário, Rebelo explica no livro que, dentre outros aspectos, faz-se urgente uma coesão nacional e social incompatíveis com a desorientação atual de grupos de “direita” e de “esquerda”. “A centralidade da Questão Nacional e o Quinto Movimento se confrontam com o cosmopolitismo de ‘direita’ e de ‘esquerda’ e a ele contrapõem a união das forças heterogêneas, sociais, empresariais, intelectuais, políticas e culturais, da cidade e do campo, como alternativa para a retomada da construção do Brasil e do seu futuro.”

A obra

O quinto movimento: propostas para uma construção inacabada” é dividido em três momentos: A Origem das ideias, Os quatro movimentos que construíram o Brasil e o Quinto Movimento: propostas para uma construção inacabada.

Na primeira parte, o ex-ministro brasileiro conta um pouco da sua trajetória de vida e sua formação, tanto política quanto intelectual: das dificuldades e alegrias da infância, da curiosidade intelectual herdada do primo de seu avô, com quem foi morar, o início de sua admiração – já no curso primário – pela formação social brasileira em seus múltiplos aspectos, o apreço pelo futebol e pelos repentistas, a militância e o movimento estudantil, o importante ano no Colégio Agrícola Floriano Peixoto, o seu começo no jornalismo e a trajetória na faculdade de Direito. Todas essas experiências, segundo ele, foram essenciais para o desenvolvimento de suas ideias e convicções formadas sobre o Brasil e o povo brasileiro.

Explana, ainda, sobre como construiu sua admiração pelo povo brasileiro, por sua capacidade de criar soluções para problemas e desafios aparentemente insuperáveis, por sua tenacidade e resistência a todos os penares e sofrimentos impostos pelas adversidades que tiveram que superar. Versa também sobre a valorização da liberdade para o Brasil, para o povo: “[...] liberdade como condição para uma vida nacional não submissa, conceito tão distinto do individualismo narcisista em voga nos dias de hoje.”


Os quatro movimentos

Na segunda parte da obra, Aldo Rebelo discorre sobre os quatro movimentos que construíram o Brasil: ▪ Primeiro Movimento – a construção da base física, do território, do marco zero de 1500 até o Tratado de Madrid em 1750; ▪ Segundo Movimento – da epopeia da Independência até a data magna do 7 de Setembro de 1822, destacando as figuras de Tiradentes, D. Pedro I e José Bonifácio; ▪ Terceiro Movimento – do período compreendido entre 1822 até a Abolição da escravidão, em 1888, da consolidação da Independência e da unidade e integridade territorial do Brasil. ▪ Quarto Movimento – situa-se entre a Proclamação da República, com Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, até os dias atuais; tendo como epicentro os dois períodos de Getúlio Vargas, suas ideias e o seu projeto de Brasil. Em torno da Era Vargas foi criado um conflito entre varguismo e antivarguismo, que permanece atual na economia e na política.


O Quinto Movimento

Nos capítulos seguintes, que compõem a terceira parte do livro, estão reunidas reflexões sobre as iniciativas necessárias para a retomada da construção inacabada do Brasil. “Ideias temperadas pela vida, pelas leituras e pela experiência acumulada em décadas de atividade pública ininterrupta”, comenta o autor.

São elas: a centralidade da questão nacional, que compreende que o Estado e a Nação são as instituições capazes de proteger os direitos fundamentais e a dignidade dos brasileiros; a retomada do desenvolvimento como o único meio possível para derrotar a crise econômica e social atual; a redução das desigualdades como caminho para se alcançar a coesão social e nacional, fundamental para o Brasil superar os obstáculos ao seu futuro promissor; e o compromisso com a democracia, como acordo possível para a solução das contradições resultantes dos desequilíbrios sociais e regionais.

Os capítulos estão distribuídos em torno de temas atuais, a exemplo de economia, Amazônia, Forças Armadas, democracia, inovação, o papel das mulheres, educação e desigualdades. “São importantes discussões para a reunião das energias materiais e espirituais que permitam ao Brasil o relançamento da jornada histórica de construção de uma sociedade próspera, fraterna, socialmente equilibrada e plena de compromisso com a cooperação internacional.”


Sobre Aldo Rebelo

Atuou como ministro de Estado nas pastas da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais (2004-2005), do Esporte (2011-2014), da Ciência, Tecnologia e Inovação (2015) e da Defesa (2015-2016). Foi secretário da Casa Civil do governo de São Paulo (2018). Presidiu a Câmara dos Deputados (2005 a 2007), relatou o Novo Código Florestal e foi deputado federal por seis mandatos pelo estado de São Paulo.

Alguns dos projetos sob sua relatoria: valorização do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa; Lei de Biossegurança, que autorizou as pesquisas com células troncos no Brasil e também de plantas geneticamente modificadas; e novo Código Florestal Brasileiro. Foi autor ainda da lei que declarou o dia 20 de novembro como Data Nacional de Zumbi do Palmares.

Livros

▪ CBF-Nike, em coautoria com o deputado Sílvio Torres (2001); ▪ Política de Defesa para o Século XXI (2003); ▪ Política Externa para o Século XXI (2003); ▪ Forças Armadas e Soberania Nacional, uma reedição da coletânea com novos artigos de sua autoria sobre o papel das Forças Armadas (2003); ▪ Reforma Tributária – Temas e Dilemas, em coautoria com o professor Luís Antônio Paulino (Unesp-2008); ▪ Palmeiras X Corinthians 1945 – O Jogo Vermelho (2009); ▪ Raposa Serra do Sol: o índio e a questão nacional, coletânea de artigos (2010).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..