Alagoas receberá 60.500 doses da vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira (9), informou o Ministério da Saúde. A pasta prepara o envio de mais 4,4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e a previsão é de que todas as capitais recebam essas doses em menos de 24 horas.
A distribuição será realizada a partir de hoje para 19 estados e Distrito Federal. O restante das Unidades Federativas irá receber as novas remessas nas primeiras horas da madrugada desta quinta (10).
As doses do imunizante são destinadas para dar continuidade à vacinação de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da educação do ensino básico, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, povos ribeirinhos, e trabalhadores do transporte aéreo. As orientações sobre a vacinação e a divisão das doses por Unidade Federativa estão no 22° informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19.
A estratégia de distribuição é revisada semanalmente em reuniões entre União, estados e municipais, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante. No caso da AstraZeneca, o intervalo é de 12 semanas entre as doses.
Além de mais essa remessa, o Ministério da Saúde conclui nesta quarta a distribuição de 2,3 milhões de doses da Pfizer/BioNTech, que começaram a ser enviadas aos estados na última segunda (7/6). No total, a pasta terá entregado, somente nesta semana, mais de 6,3 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.
CAMPANHA ACELERADA
O Ministério da Saúde trabalha para acelerar ainda mais o ritmo da vacinação contra a Covid-19 no País. Desde o início da campanha, contando com esse novo lote, já foram destinadas a todos os estados mais de 109,1 milhões de doses de imunizantes contratados. Até o momento, mais de 74 milhões foram aplicadas.
*Com Ascom Ministério da Saúde










