A Maria Fumaça, locomotiva a vapor de 92 anos, que pertence à CBTU - Companhia Brasileira de Trens Urbanos de Maceió, fará um novo teste nas ruas de Maceió, no próximo domingo, dia 30 de maio, saindo da estação central até Jaraguá. Os técnicos da equipe de manutenção, que cuidam da recuperação do trem quase centenário, vão fazer inspeção, checagem da mecânica, e verificação das válvulas de pressão e segurança.
O teste, que terá início às 9, dentro do pátio da estação central, e às 10, saindo em direção a Jaraguá, será acompanhado pelo superintendente de Trens Urbanos de Maceió, Carlos Jorge. A locomotiva a vapor, mais conhecida como Maria Fumaça, é uma jóia rara, patrimônio histórico e cultural, fabricado em 1929, de origem alemã, conforme está comprovado na placa de ferro exposta na carroçaria. Movida a madeira, pertenceu aos proprietários da Usina Utinga Leão, em Rio Largo, Alagoas. Adquirida pela CBTU em 2008, a jardineira vai se transformar num Trem Turístico.
No Brasil, há poucos exemplares de Maria Fumaça em funcionamento. A locomotiva a vapor mais antiga em operação no País está fazendo viagens turísticas no litoral do Paraná. A Maria Fumaça Mogul 11, fabricada em 1884, foi restaurada para fazer um trajeto de 16 quilômetros em meio à Mata Atlântica e entrou em circulação em 2020. Também há locomotivas a vapor operando em passeios turísticos no Rio Grande do Sul, Minas Gerais e em Campinas (interior de SP).
Maria Fumaça de Maceió é a única no Nordeste
Não há registros de nenhuma Maria Fumaça que esteja em atividade no Nordeste. A que pertence a CBTU Maceió está em restauração para voltar a operar com passeios de turismo e lazer. As viagens, que antigamente eram para transporte de material pesado das usinas, serão para aproveitar as belas paisagens que margeiam as linhas férreas na região metropolitana de Maceió, saboreando as belezas naturais e o clima bucólico de Rio Largo, um município que conta com um importante patrimônio arquitetônico de séculos passados. Além do privilégio de estar dentro de um equipamento cercado de história.
O Trem Turístico terá capacidade inicial para transportar 52 pessoas sentadas. Os bancos são de ferro, originais do período de fabricação da Maria Fumaça. O carro está sendo transformado numa Jardineira. Cada peça que necessita de reparo ou troca, é produzida artesanalmente pelos próprios técnicos da CBTU. Não há reposição em lojas e fábricas devido ao tempo de fabricação. Tudo exige muito cuidado, criatividade, envolvimento e o reconhecimento de que a CBTU tem em seu acervo uma relíquia histórica.
Percurso
O percurso previsto para o Trem Turístico será do bairro Bebedouro até a Estação Utinga, onde se localiza o Instituto de Preservação da Mata Atlântica, o qual deverá fazer parte do roteiro. O projeto pretende envolver parcerias o trade turístico, as prefeituras por onde o trem passará, escolas públicas e particulares, ONGs e entidades ambientais.
SERVIÇO
Teste do Trem Maria Fumaça da CBTU
Dia 30/05/2021
Saída estação central: 10h