Medo é que terceira onda do coronavírus seja ainda mais forte

20/05/2021 06:49 - Voney Malta
Por redação
Image

Vários prefeitos e governadores estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de que tenhamos uma terceira onda ainda mais forte da covid-19.

Salvador é um exemplo, onde medidas restritivas podem retornar a qualquer momento de acordo com a evolução dos dados.  

O estado de São Paulo também. Médicos e técnicos temem uma terceira onda mais forte do que as anteriores, uma vez que ocorreria a partir de um patamar maior de casos.

E tudo é percebido simplesmente a partir de números. 

Entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro - início da segunda onda, o número de internados em UTI ficou estabilizado em 5.900 pacientes durante três semanas. Agora, está estacionado na média de 10 mil internados.

Em seguida, de fevereiro até março, os internados foram mais do que o dobro, 12.961. Caso essa tendência seja repetida nos próximos dias, o salto tende a ser simplesmente explosivo.  

E isso, infelizmente, é bem provável. Há UTIs no limite em várias regiões.

Temos, ainda, a total falta de coordenação nacional no enfrentamento da pandemia.  

Estados e municípios, na verdade, jamais agiram em conjunto - e continuam - na implantação das medidas restritivas para combater e reduzir a disseminação da doença.

Portanto, ainda estamos extremamente expostos.

EM TEMPO - Em alagoas, até terça-feira (18/05), dos 1.416 leitos exclusivos para pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 731 estavam ocupados, o que representa 52%.

De acordo com os últimos dados disponibilziados, dos 186.122 casos que foram confirmados até agora, ocorreram 4.538 mortes.  Leia mais informações aqui.

Muitas vidas foram perdidas por falta de coordenação única por parte da autoridade nacional, o presidente da República através do Ministério da Saúde.

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..